Lavagem de Itapuã contempla tradição e prestação de serviços nos 111 anos de festa

Tradicionalmente e religiosamente realizada há 111 anos, a Lavagem de Itapuã, que acontece amanhã (28), tem sua programação pré-definida a partir das 2h, quando o Bando Anunciador começa suas atividades percorrendo as ruas do bairro convidando os moradores a participar da festa, através de cantos e fogos. Após a etapa inicial, às 5h, a festa é anunciada com uma queima de fogos. 

De acordo com a Empresa Salvador Turismo (SALTUR), o cunho religioso da festa inicia com oração de homenagem e agradecimento à Nossa Senhora da Purificação, que segue com a lavagem da escadaria da Igreja de Itapuã e as missas, a partir as 7h. Ao final dessas celebrações, o tradicional café da manhã, oferecido há 28 anos, será servido à comunidade com diversas iguarias da culinária baiana. A iniciativa é atualmente viabilizada pelo grupo Mãetendo a Tradição, em memória à dona Niçu, antiga moradora do bairro, falecida há 11 anos. 

Já o cortejo composto por baianas e fiéis sai de Piatã, percorrendo parte da Avenida Octávio Mangabeira em direção à Praça Dorival Caymmi. Lá, a partir das 11h, cerca de 150 religiosos começam a lavagem oficial das escadarias da igreja com água de cheiro. A saudação aos orixás são de responsabilidade dos Alabês (homens do candomblé), junto ao grupo Afoxé Filhos de Gandhy. 

Para os que se interessam por uma programação alternativa, às 14h começa o Samba na Praça do Jenipapeiro, com o cantor Tácio Martins. No Bar do Juvená, localizado nas proximidades do Farol de Itapuã, acontece o Samba & Sede. Já na Ladeira do Olossá, o tradicional festejo promovido por Celso Di’Niçu é realizado por mais um ano.

Na Praça Geraldão tem a apresentação de diversos grupos culturais do bairro, na chegada do bloco Já Era Assim. Quem optar por uma comemoração mais reservada, a Villa Bahiana preparou uma programação com as bandas Cultura Popular, Resenha Samba Clube e o Grupo Katulê. Já no Churrasco Clube, espaço ao lado da Senzala do Samba, a Banda Beat XXI comandará a festa com a participação da Banda OK, Bonde Gruve e Ory Beat.

Serviços durante a Lavagem

Durante a festa são disponibilizadas ações sociais como atendimento médico, através do Pronto Atendimento Hélio Machado, na rua da Cacimba, além de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), localizadas ao lado do posto. Além disso, conforme foi divulgado anteriormente pelo Itapuã City aqui,  a Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou a disponibilização de 500 policiais militares, além do reforço no efetivo da 12ª Delegacia Territorial de Itapuã e de uma Delegacia Especial de Área (DEA), montada próxima à escultura da Sereia. 

Também noticiado pelo nosso portal neste link, o trânsito em toda região do bairro será modificado para realização da festa. Além disso, foi montado um esquema especial de transporte: de acordo com a Secretaria da Mobilidade (Semob), cem por cento da frota de dias úteis – cerca de 2.700 ônibus – estará em circulação, além de seis ônibus extras que sairão da Estação Mussurunga, das 16h às 23h, para facilitar a volta para casa. 

Também foram cadastrados 144 ambulantes que atuarão oficialmente na festa, segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP). Já para limpeza, a Empresa de Limpeza Urbana do Salvador (LIMPURB) vai disponibilizar 80 agentes de varrição, 21 agentes de coleta e 16 agentes de lavagem. O órgão informou também que, ao todo, serão 93 sanitários químicos distribuídos em pontos estratégicos da festa, dentre eles 59 femininos, 31 masculinos e três para deficientes físicos. 

Serviços suspensos no bairro

As agências dos Correios e da Previdência Social, em Itapuã, sinalizaram que não funcionarão amanhã, por conta do evento, e voltarão às atividades na sexta-feira (29). Já a Caixa Econômica Federal do bairro atenderá das 8h às 11h. 

Next Post

Confira quais blocos vão participar do cortejo na Lavagem de Itapuã 2016

A Associação de Moradores de Itapuã (AMI) divulgou a lista de blocos que participarão oficialmente da lavagem 2016, em cortejo que parte de Piatã, logo após a procsissão das baianas.  Entre eles estão os grupos Já Era Assim, Bonitol, Os Cornos, Kitute com Cerveja, Piatã II, Samba Beleza, Escola de Samba […]