Lavagem de Itapuã é nesta quinta-feira

A tradiçãoda Lavagem de Itapuã, em homenagem a Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá, teve início pelas mãos de uma antiga moradora do bairro, conhecida como Dona Niçu.

A inclusão da lavagem das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã na festa era um antigo sonho da moradora, que foi mantido pelos seus filhos mesmo depois do seu falecimento.

Todos os anos, a festa reúne pescadores, baianas, ciclistas, capoeiristas e cavaleiros num misto de festa religiosa e profana.Em 2013 será no dia 31 de janeiro.

Às duas da manhã os moradores já começam a ser acordados ao som de violas, banjos e bandolins. Às cinco horas, a alvorada com fogos anuncia a pré-lavagem das escadarias da igreja.

Como de costume, durante a manhã, a festa é embalada pelos blocos de chão, como “As Donzelas”, “Galera do Mar” e o tradicional “Malê Debalê”.

Muitas barracas são montadas nas ruas e os foliões seguem a festa ao som dos trios elétricos. A lavagem oficial das escadarias acontece ao meio dia.

Fonte: Tribuna da Bahia

Next Post

Guarda Municipal presente nas festas de Itapuã e Iemanjá

A Guarda Municipal do Salvador  dará apoio à  Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em duas festas tradicionais do Verão soteropolitano. A Festa de Itapuã  tem início na madrugada do dia 31 de janeiro (quinta-feira), quando a música começa a invadir o bairro. Por volta das cinco da manhã, fogos anunciam […]