Leite de vaca: bom ou ruim?

coluna-nutricao-e-saude

O leite é uma substância produzida pelas glândulas mamárias das fêmeas para alimentar os seus filhos, cada espécie produz o leite de acordo com a necessidade dos filhotes.

O homem é o única espécie que consome o leite na fase adulta e também é a único animal que consome o leite de outra especie. Nenhum outro animal no mundo faz isso.

O consumo de leite de vaca é relativamente recente na história da  humanidade, o homem passou a consumir leite quando deixou de ser nômade e começou a “produzir” o seu próprio alimento.

Muito se fala que o consumo excessivo de leite de vaca (como é feito atualmente) promove diversos prejuízos a saúde como alergias a suas proteínas, intolerância ao seu carboidrato a lactose, problemas cardiovasculares e até mesmo câncer.

Concordo que como diversos outros alimentos, o seu excesso pode promover prejuízos a saúde, pois como comentado anteriormente o leite de vaca foi produzido para o bezerro e não para o homem, diversas pessoas com sintomas específicos se beneficiam com a simples retirada do leite da sua alimentação diária, porém não são todas.

Essa generalização de que o leite faz mal na minha opinião não é correta, diversas pessoas se sentem bem com o consumo de leite e podem se beneficiar com os seus nutrientes. Na pratica esportiva e clínica por exemplo, as suas proteínas promovem diversos benefícios a saúde, como melhora da composição corporal, diminuição da gordura abdominal, auxiliar no controle da pressão arterial e ajudar no emagrecimento.

Por isso, antes de excluí-lo da sua dieta procure a orientação de um nutricionista para avaliar a real necessidade da sua retirada.

Para um acompanhamento nutricional individualizado procure sempre a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais adequado para melhorar a sua alimentação.

Para ficar ligado em mais dicas sobre Nutrição e Suplementação Esportiva curta: www.facebook.com/LuanNutricaoEsportiva

Next Post

Moradores de Itapuã mantém tradição da queima de judas

O último sábado (30) foi marcado pela grande queima de Judas realizada pelos moradores de Nova Brasília. Comemorando 32 anos da tradição do evento, os moradores montaram uma estrtura com som, onde também deram a oportunidade de artistas do bairro se promoverem. O público se divertiu e a farra foi […]