Lixo… de novo?! Parte 2

Saulo Miguez
Fonte: http://engdofuturo.com.br/como-transformar-o-seu-lixo-em-energia/
Fonte: http://engdofuturo.com.br/como-transformar-o-seu-lixo-em-energia/

A grande repercussão em torno da postagem “Lixo… de novo?!” é um indicativo do quão preocupante é o problema do descarte inadequado de resíduos. Os leitores do ItapuãCity colaboraram ativamente com a coluna deixando comentários, citando exemplos que vêm dando certo e aproveitando o espaço também para expor outros problemas causados pela má administração do lixo.

A leitora Carolina Mulek, por exemplo, citou o bom trabalho feito na cidade de Curitiba. Lá, segundo ela, há grande preocupação por parte das autoridades em educar desde cedo a população, para que as crianças cresçam conscientes de como impedir que o lixo se transforme em um problema. Além disso, a prefeitura da capital paranaense realiza a coleta seletiva – pratica ainda não adotada em Salvador – e durante três dias da semana se faz a coleta do lixo orgânico enquanto em outros três se recolhe o lixo chamado seco, ou inorgânico.

Inserir a Educação Ambiental nas disciplinas escolares foi também uma sugestão do leitor Jonatan de Oliveira. Este é sem dúvida um caminho que tende a mudar o cenário em nossa cidade. Afinal de contas, essa prática já se mostrou eficiente em outros lugares e, como bem ressaltou Jonatan, por esse viés teremos nossos objetivos atingidos através da disseminação de ideias, sem imposição legal e, por isso, de forma mais consciente.

Lembrou-se também da falta de coleta de lixo por parte da prefeitura nas ruas de Itapuã naquela semana. Sim, não houve, por alguma razão, o recolhimento dos sacos de lixo em diversas ruas do bairro naquela semana. Apesar de ter sido rapidamente normalizado ainda, o não cumprimento do serviço provocou alguns transtornos por conta do acúmulo de lixo e das fortes chuvas que caíram sobre a cidade naqueles dias.

Para enriquecer o debate, vale a pena conferir (AQUI) a matéria do telejornal Bahia Meio Dia, que foi pro ar no dia 24/11 e mostra a problemática do lixo em nossa cidade e algumas alternativas para solucionar este incômodo.

Esta é uma oportunidade também para o portal ItapuãCity agradecer aos seus leitores pelas participações nas nossas matérias. Um dos nossos objetivos é ouvir e dar voz à população de Itapuã, para construirmos um bairro mais bonito, mais preservado e que de fato nos represente. Assim, fica aqui o nosso muito obrigado e a reafirmação do convite para que vocês continuem firmemente – e sinceramente – participando deste trabalho.

Next Post

Parque do Abaeté passa por requalificação e deve ficar pronto no fim do verão

Tudo indica que dias melhores voltarão a fazer parte da história de um dos lugares mais apreciados pelos soteropolitanos, sobretudo os itapuãzeiros. Desde setembro, o Parque Metropolitano do Abaeté, que este ano completou 21 anos, passa por uma requalificação dos equipamentos e infraestruturas já existentes. De acordo com o gestor […]