26 de outubro de 2020

Mais do que vermelho e branco

coluna-olhar-nativo

O arco-íris tem 7 cores, certo? Sim; vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. O arco-íris é um fenômeno óptico e meteorológico que separa a luz do sol em seu espectro (aproximadamente) contínuo quando o sol brilha sobre gotas de chuva. Este fenômeno não é fácil de ser visto, assim quando visualizado encanto os olhos.

Pois é, já que não podemos ter o arco-íris em todo momento, todos os dias, por que não decompor as suas cores ao longo do seu dia?  As cores consciente ou inconscientemente têm o poder de provocar diversas sensações nos seres humanos, sensações que vão desde as mais depressivas até as mais excitantes.

De forma marcante, os moradores de Itapuã têm o vermelho e branco do nosso Farol. Porém, o mesmo está inserido em uma paisagem cheia de cor e vida. Isso é bom, pois para melhorar o ambiente tem-se a graça do som das ondas que quebram na beira da praia, o balançar das palhas dos coqueiros, o canto dos passarinhos, em alguns momentos uma melodia nobre aos ouvidos (disse nobre e não as pobres como alguns ou quase todos os pagodes).

Quão bom é ver muitas cores por aí, na roupa de uma morena de Itapuã ou nas fachadas das casas. Quando tudo está limpinho fica melhor ainda, não é mesmo? Assim, tudo ganha mais vida. Os olhos brilhantes e os sorrisos estampados se conversam.

O que é belo contagia, faz bem a alma. Que tal colocar um quadro ou uma pintura na sua sala? Um jarro de flores na janela, um batom nos lábios mesmo que seja para ficar em casa, um novo objeto decorativo. Que tal um mutirão para pintar os bancos da praça, cuidar de um canteiro abandonado, fazer mosaicos com azulejos antigos? Mais arco-íris e beleza à vida. Mais cor ao nosso viver, por favor!

 

Arco-íris
Arco-íris