Manias inocentes como uso da chupeta ou roer unhas podem causar a “mordida aberta”

Redação

Sabe aquela mania aparentemente inocente que muitas crianças têm de chupar o dedo ou usar a chupeta para se acalmar ou consolar? Tem ainda a mania de roer unhas, que geralmente aparece quando estão mais crescidinhas. Esses dois hábitos, além de outros fatores podem desencadear uma deficiência de contato entre dentes superiores e inferiores, chamada mordida aberta.

mordida aberta ortognatica

O problema acontece na região anterior ou posterior. Pode estar presente na dentição de leite, mista (dentes de leite mais permanentes) ou na dentição permanente. O diagnóstico é realizado pelo dentista e pela fonoaudióloga, que através de exames e testes de diagnóstico definem a causa da mordida aberta e a partir daí é definido o plano de tratamento adequado.

A maioria dos tratamentos é realizada através da utilização de aparelhos ortodônticos e/ou aparelhos ortopédicos associados a exercícios fonoaudiólogos para correção de posicionamento do posicionamento dos dentes bem como o restabelecimento das estruturas musculares dos lábios, línguas e bochechas.

As vantagens do tratamento ortodôntico associado ao tratamento fonoaudiológico são: a melhora da estética, a melhora da fala, da respiração e da mastigação. Quanto mais cedo é identificado o problema, melhor o diagnóstico, prognóstico e plano de tratamento.

A OdontoMatos está localizada na Praça Dorival Caymmi, nº 04, sala 10 (Antiga Previna, ao lado da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição).

Siga também as redes sociais da clínica:

Facebook: https://www.facebook.com/odontomatos

Instagram: http://instagram.com/odontomatos

Horários de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.  Aos sábados está aberta das 08h às 12h.

Tel: (71) 2132-1207
E-mail: 
atendimento@odontomatos.com.br

Fonte: OdontoMatos

Next Post

Infração em alto e bom som

O dia 08 de dezembro marca o início das celebrações religiosas do verão baiano. Iniciada no século XII, ainda no reino de Portugal, a festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia chegou a Salvador com o primeiro Governador-Geral, Tomé de Sousa, que era devoto da Santa e por isso […]