Mordida cruzada pode levar a problemas na mastigação

Camila Barreto

mordida cruzada

Hoje vamos abordar um dos problemas mais comuns de mau posicionamento dentário. Trata-se da mordida cruzada, quando o arco superior (maxila) e o arco inferior (mandíbula) não se encaixam de maneira adequada. Este tipo de má formação interfere nos processos normais de crescimento e desenvolvimento facial, devendo ser tratado precocemente.

Muitas vezes o problema passa despercebido pelos pais pois os dentes podem estar bem alinhados e posicionados em suas arcadas, de maneira que se observa esteticamente um sorriso bonito. No entanto, é aí que está o perigo, pois a função mastigatória pode estar totalmente comprometida e alterada.

Fatores como anomalias ósseas congênitas, respiração bucal, uso de chupetas, morder tampa da caneta, hábitos de postura incorretos, perda precoce ou retenção prolongada dos dentes de leite, podem favorecer a mordida cruzada.

Quando não tratada, a mordida cruzada pode ser prejudicial, danificando a articulação mandibular, promovendo desgastes e fraturas nas estruturas dentais e de suporte (inclusive perda óssea). Assim como na criança, impede o desenvolvimento adequado dos ossos da face, inclusive favorecendo assimetrias.

O diagnóstico precisa ser feito por um ortodontista profissional, por meio de exame clínico, modelos de estudo e radiografias. O tratamento pode ser feito com uso de aparelho ortodôntico fixo, semifixo ou removíveis. A indicação do dispositivo mais adequado depende do diagnóstico e da avaliação do profissional.

A OdontoMatos está localizada na Praça Dorival Caymmi, nº 04, sala 10 (Antiga Previna, ao lado da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição).

Siga também as redes sociais da clínica:

Facebook: https://www.facebook.com/odontomatos

Instagram: http://instagram.com/odontomatos

Horários de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.  Aos sábados está aberta das 08h às 12h.

Tel: (71) 2132-1207
E-mail: 
atendimento@odontomatos.com.br

Fonte: OdontoMatos

Next Post

Advogados realizam atendimento gratuito na comunidade de Itapuã

O serviço de assistência jurídica itinerante (Ajuris Móvel), realiza atendimento gratuito na comunidade de Itapuã hoje (14) e no dia 28/01, através do Centro de Referência e Assistência Social (CRAS). Reconhecimento de paternidade, obtenção de documentos e certidões, pagamento de pensão alimentícia, disputas entre vizinhos, legalização de terras, defesa do […]