O homem e o seu melhor

Gilmar Costa

coluna-panorama

Um dos grandes nomes da medicina é Bem Carson, o famoso neurocirurgião que fez a primeira separação de gêmeas siamesas da história. Sua vida é uma inspiração para todo estudantes, em qualquer época. Em seu livro “Sonhe Alto” ele conta um pouco de sua história, aconselhando jovens a entenderem que o estudo é o melhor caminho para o sucesso. Perguntado sobre isso, ele diz que a fórmula é simples: colocar o melhor de si em tudo o que se faz.

Talvez seja isso que está faltando nas pessoas. Vejo gente desesperada para conseguir um lugar ao sol, a promoção, o reconhecimento, a aprovação, mas que não faz um mínino esforço para atingir o objetivo. Estão entre as pessoas comuns, não ousam fazer diferente, adentrar o desconhecido, gastar tempo na tentativa de fazer o melhor que podem. Por muitas vezes nós esquecemos que o sucesso é resultado de ações que exigem sacrifício e dedicação e não apenas o desejo. Por isso Fernando Pessoa, através do seu heterônimo Ricardo Reis, já dizia: “Para ser grande, sê inteiro: nada teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive”.

Precisa ser assim para aqueles que não querem ser mais um na multidão. Deve ser assim para aqueles que vivem reclamando da escola, do trabalho, dos professores, dos chefes. A primeira coisa que precisamos fazer é analisar se temos feito o melhor, se estamos ofertando o melhor do talento, do tempo, da responsabilidade. O resultado é certo e Salomão já afirmava: “Viste o homem diligente na sua obra? Perante reis será posto; não permanecerá entre os de posição inferior”. A questão é: se eu quero estar entre os melhores daqui dez anos, preciso ser o melhor no que faço agora, porque a vida é movida pela lei da causa e efeito.

KIA KAHA!!verbo cantar

Next Post

Qual é a melhor praia de Itapuã?

O verão está chegando e com ele as inúmeras opções de lazer oferecidas pelo bairro. E tem coisa melhor do que aproveitar uma bela praia? A orla de Itapuã merece destaque no cenário turístico baiano. Acompanhe agora a lista das mais deliciosas praias de salvador.  Praia de Piatã A praia […]