Qual é a melhor praia de Itapuã?

coluna-perspectivas

O verão está chegando e com ele as inúmeras opções de lazer oferecidas pelo bairro. E tem coisa melhor do que aproveitar uma bela praia? A orla de Itapuã merece destaque no cenário turístico baiano. Acompanhe agora a lista das mais deliciosas praias de salvador. 

Praia de Piatã

praia-piata-salvador-bahia-1

A praia de Piatã possui águas tranquilas e sem a presença de recifes rochosos, a não ser no limite com a praia de Placaford. O trecho oferece um ambiente tranquilo com uma grande faixa e areia na maré baixa. A bela vista da orla é complementada pelo extenso coqueiral ao fundo da praia. Entre as praias de Piatã e Jaguaribe é comum ver praticantes de de windsurf, kitesurf, standard paddle, além de surfistas em sua águas.

Praia de Placaford

GEDSC DIGITAL CAMERA

 

Esta praia ganhou este nome devido a presença, há muitos anos, de uma grande placa promocional da empresa automobilística “Ford”, em frente à praia que foi moda durante os anos 60. Suas águas está repleta de corais e rochedos que abriga uma exuberante vida marinha. Além disso, as rochas mais distantes criam um extenso quebra mar, deixando suas águas tranquilas para o mergulho, a pesca e a natação. Logo no início da praia existe uma formação rochosa conhecido popularmente como “pocinha”. O trecho é ideal para crianças, para os pescadores casuais e para os namoradores dos finais de tarde.

Praia da Sereia

praiadasereia

Acredito que é a mais conhecida entre os banhistas. A praia da Sereia está protegida pela Rainha do Mar bem ali no encontro da Avenida da Dorival Caymmi com a Otávio Mangabeira. A praia carrega o ar das tardes poéticas evidentes na bela paisagem, nas colônias de pescadores e do monumento de Mário Cravo. Suas areias, extensas na maré baixa, é muito utilizada para jogar bola. Além disso, os corais e os rochedos formam diversas piscinas naturais bastante rasas, ideais para a diversão das crianças.

Praia do Canal

GEDSC DIGITAL CAMERA

Com águas limpas e sem ondas, o canal de Itapuã é um trecho ideal para um belo banho de mar. Ali ficam atracados as pequenas embarcações utilizadas pelos pescadores. Junto a bela paisagem, podemos ver gente pescando nos recifes e crianças se divertindo subindo nos barcos e pulando na água.

Praia das bolas

praia das bolas

A praia possui esculturas artísticas em forma de bolas, dando a ela um ar mais que poético às tardes itapuãzeiras. Ela fica localizada próximo a Rua K e o Canal de Itapuã e a sua paisagem lhe confere uma visão dos recifes, dos barcos e de boa parte da orla de Salvador.

Praia da Rua K

GEDSC DIGITAL CAMERA

A saída da Rua k é reduto de uma antiga colônia de pescadores, que por sí só vale a visita. As praias deste trecho estão voltadas para o poente e oferece uma das paisagens mais exuberantes de Salvador. De lá dá pra ver quase toda a extensão da orla, desde Itapuã até os coqueirais do Jardim de Alah. Apesar de curtas, a praia possui recifes que se misturam a paisagem local, assim como os barcos a beira-mar e os seus pescadores.

Praia do Farol

farol-de-itapua

A praia é famosa por conta do principal atrativo turístico de Itapuã. As suas águas são barradas pela grande quantidade de rochedos que compõe o local. O trecho recebe forte brisas do mar que se misturam ao silêncio quebrado apenas pelas ondas. Assim como a praia da Rua K, a praia do farol oferece uma vista exuberante de toda orla da cidade. Além disso, lá é o berçário de tartarugas marinhas que põe seus ovos nas areias fofas da praia, por isso mesmo o trecho vem sendo monitorado pelo projeto Tamar.

Praia de Pedra do Sal

27003196

Localizada na divisa entre Itapuã e Stella Mares, a praia de Pedra do Sal é considerada um paraíso dos surfistas. O trecho está situado em uma das áreas nobres do bairro. É uma praia bastante tranquila e não é muito frequentada quanto as demais praias do bairro.

 

Next Post

VIVA O ABAETÉ! promove valorização da lagoa mais famosa de Itapuã

Nesta terça (17), a Casa da Música, Espaço Cultural da SecultBA, realiza diversas atividades de integração e valorização da Lagoa do Abaeté. O evento que acontece em parceria com a Área de Proteção Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté e o INEMA (Instituto Estadual do Meio Ambiente), faz parte da […]