O perigo dos anabolizantes

coluna-nutricao-e-saude

Os esteroides anabólicos androgênicos, ou simplesmente “anabolizantes” são substâncias químicas derivadas do hormônio testosterona, inicialmente desenvolvidos com fins terapêuticos, como exemplo, para o tratamento de pacientes com deficiência natural de andrógenos, na recuperação de cirurgias e atrofias musculares.

É bem comum nessa época do ano iniciar a “preparação” para o verão, onde grande parte das pessoas passam a treinar mais intensamente e fazer o uso de substancias anabolizantes buscando adquirir o corpo perfeito para a época do sol.

É ai que mora o perigo, não pelo aumento da intensidade dos treinos e sim pelo uso dessas substancias de forma inadequada.

Além de apresentar a conhecida toxicidade ao fígado existem diversos outros efeitos colaterais como a queda da produção natural de testosterona, perda da libido, infertilidade, irritabilidade, feminização no homem, impotência, ginecomastia (crescimento das mamas no homem), aumento do risco de câncer de próstata, comprometimento do sistema cardiovascular (aumento do coração, risco de AVC e infarto), aumento dos níveis de LDL e diminuição do HDL aumentando o risco de doenças cardiovasculares como aterosclerose, nas mulheres podem provocar desenvolvimento de características masculinas como virilização, acne severa, crescimento excessivo de pelos faciais e corporais, voz grave, queda de cabelo, hipertrofia do clitóris, redução das mamas, amenorreia (ausência de menstruação), se usado por adolescentes que não completaram o crescimento, pode causar o amadurecimento precoce das epífises ósseas, limitando o crescimento.

Depois de apresentar tantos efeitos colaterais será que vale a pena fazer o uso dessas substancias para ficar mais “forte e bonito”? Para ganhar músculos com qualidade e saúde procure um Nutricionista para alterar sua alimentação de forma correta e fazer uso de suplementos alimentares para melhorar os seus resultados.

Para um acompanhamento nutricional individualizado procure sempre a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais adequado para melhorar a sua alimentação.

Para ficar ligado em mais dicas sobre Nutrição e Suplementação Esportiva curta: www.facebook.com/LuanNutricaoEsportiva

Next Post

Festa em Itapuã termina em tragédia

Uma festa terminou em tragédia na madrugada desta segunda-feira (1°), no bairro de Itapuã, orla de Salvador. De acordo com informações da Central de Polícia (Centel) um homem foi executado com diversos tiros quando participava do evento em frente a praça Dorival Caymmi, a poucos metros da 12ª Delegacia Territorial […]