5 de setembro de 2020

O que esperar de 2014?

reveillon

coluna-perspectivas

Um no ano se inicia, momento de rever as metas que imaginamos cumprir exatamente 12 meses atras e traçar novos objetivos. Isso não quer dizer que devemos deixar de lado as metas que não conseguimos atingir, afinal este é um bom momento para renovar as esperanças e as forças para mais um período que se inicia.

O que podemos esperar para 2014? Uma coisa é certa: este será um ano inesquecível para todos nós! É só lembrar que chegou o momento de erguer a taça em um dos maiores eventos esportivos do planeta! É melhor ir adequando sua agenda para os 30 dias de festas em todo Brasil entre os meses de junho e julho.

E não para por aí. O carnaval deste ano é em Março, será um ano de eleições e muitos dos feriados cairão próximo aos finais de semana. Com tantos dias de folga somados, este será o ano da “faca de dois gumes”. Se por um lado os merecidos descansos nos aguardam, por outro, isso pode ser prejudicial a economia que caminha aos tropeços.

As eleições também será palco de um dos momentos mais acalorados dos últimos anos. Os protestos de julho mostraram o quanto estamos insatisfeitos com defasada máquina pública controlada por um bando de políticos velhos e corruptos. Prepare-se para um 2014 marcado por protestos e pelo sentimento nacionalista, não por conta da Copa, mas sim pela contagiante vontade de mudanças. Em contrapartida, este será um momento de provação para o governo. Como Dilma, o congresso e os nossos gestores lidarão com os novos protestos? Viveremos uma festa democrática ou mais um período de ditadura abafada pela grande mídia?

Quanto a Itapuã, este também será palco de importantes transformações. O bairro (pelo menos a orla) passará por uma grande transformação paisagística e estrutural, o que resultará grandes mudanças para comunidade. Se as intervenções serão benéficas ou não, cabe a nós os moradores estabelecer uma discussão democrática. E o Mercado de Itapuã? Sai ou não do papel? Será que o ano de 2014  discorrerá com mais atrasos e negligência do governo?

Bom! Espero que este ano seja um ano de lutas e alegrias para todos nós moradores de Itapuã. Afinal, o que todos nós itapuãzeiros queremos em 2014 é viver em um bairro mais seguro, mais limpo cada vez mais prazeroso de se viver.