OLHAR vs. olhar

coluna-olhar-nativo

Você já parou para pensar como você olha tudo ao seu redor? Será que você realmente vê a beleza, qualidades e defeitos de si mesmo e de outrem?

Verdade, hoje, vivemos imersos no mundo da tecnologia. Essa tal tecnologia nos prende ,por diversas vezes, os olhos a fatos supérfluos, nos distraem e deixamos de perceber o que de lindo e encantador estar ao nosso lado. Pode ser uma pintura de uma criança ou de um grande artista, mas se não olhar com atenção não iremos notar a diferença, não teremos a sutileza de reconhecer seus devidos valores. Uma árvore cheia de flores e/ou frutos pode nos encantar os olhos. Sabe aquele coqueiro no meio do seu quintal ou na beira da praia? Ele está ali há anos. Quiçá, seus olhos não tenham visto como o ser amado ,que apenas queria o teu OLHAR, estava lindo e iluminado naquele Pôr-do-Sol da Segunda-feira ou naquela grande festa de Sábado a noite.

De certo, sua amiga coloriu as madeixas e você nem sequer viu… Que gafe! Daí, ela com certeza, falou: ” – Poxa! Você não percebeu algo diferente em mim?” E aí, sim, você OLHOU ou olhou? Depois da indagação, você foi chamado a atenção e assim, a olhou com mais atenção.

Andando por Itapuã, percebi que não prestava tanta atenção em repleta beleza, encanto e magia que preenchem esse exuberante bairro. Seja uma baiana (de acarajé ou não) bem vestida, perfumada e enfeitada ou uma obra de arte (de Deus ou do homem) na beira do mar, se eu não OLHAR nenhuma diferença terá.

Nossos olhos, nossos olhares podem nos proporcionar sensações de alegria, de bem-estar, de agradecimento com coisas tão simples. Olhe fixamente uma flor, um passarinho a cantar, o vermelho e branco do Farol; olhe também a pessoa amada e diga o quão ela é especialmente linda, talvez ela nem saiba. Porque o espelho muitas vezes a trai ou ela se olha de maneira tão severa que só percebe seus defeitos.

OLHE, e não olhe. Perceba as qualidades e os defeitos também, por que não? Exalte as qualidade e os defeitos, tente repará-los, ou simplesmente, torne-os qualidades.

Se o que você vê não te agrada, tente mudar a situação. Enfeite mais a sua vida. Mais cores, mais beleza aos seus olhares, por favor.

Sabe aquela beleza no cantinho que você mora? Note! Aquele muro sem cor? Pinte! Aquela linda mulher? Elogie! Aquele homem encantador? Diga a ele que é! Aquele desenho do seu(a) filho(a)? Dê mais atenção!  Afinal, você pode olhar e não vê, os pequenos detalhes fazem a diferença. Agradeça a graça de poder enxergar. Muitos gostariam…

Não esqueça! Comece a OLHAR e não apenas olhar… @@

olhar

 

Next Post

Somos corruptos!

O hábito brasileiro de querer justiça e não saber fazê-la deveria ser levado ao banco dos réus. A cultura de querer se dar bem à custa dos outros, de tentar solucionar as coisas com paliativos ou de deixá-las como estão para não causar incômodo, já passou da hora de ser […]