29 de novembro de 2020

Praia de Itapuã pode receber selo de qualidade internacional 

Famosa por sua beleza, a praia de Itapuã pode receber o selo Bandeira Azul, internacionalmente conhecido como referência de qualidade que as mais renomadas praias mundiais obtêm, através da FEE (Foundation for Environmental Education – Fundação para Educação Ambiental). A informação parte do secretário municipal de Cidade Sustentável (Secis), André Moreira Fraga. 

De acordo com o dirigente, o título pode ser pleiteado para a praia do bairro, além de outras da capital baiana. Os critérios exigidos para ser um dos locais galardoados são bastante rigorosos e podem ser conferidos por completo aqui. Entre eles estão a obrigatoriedade de execução de educação ambiental aos usuários, disponibilização de informações sobre a qualidade da água, mapa da praia, além da construção de um código de conduta na área abrangida.

Para certificação de qualificação da praia, é necessária a contratação de uma empresa complementar que avalie a qualidade da água do mar de Itapuã, já que a realizada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Bahia (INEMA) não atende a todos os requisitos solicitados pela Bandeira Azul. 

No Brasil, as praias que já receberam o título estão no Rio de Janeiro (Prainha, Praia do Remanso e Lagoa do Iriry), São Paulo (Praia do Tombo), Santa Catarina (Praia de Palmas e Lagoa do Peri) e Bahia (Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe).