Saiba tudo sobre a Lavagem de Itapuã 2017 que acontece nesta quinta (16)

Redação

Última festa de largo antes do carnaval, a Lavagem de Itapuã completa 112 anos nesta quinta-feira (16) e a partir das 2h da madrugada já inicia o festejo com o bando anunciador. Atração tradicional da Lavagem de Itapuã, a Baleia Rosa também retorna ao cortejo neste ano, participando do desfile junto ao bloco afro Malê Debalê.

Fique por dentro

Para quem quer algumas dicas para curtir os pontos mais frequentados pelos nativos durante a festa, pode começar às 6h00 no Point do Feijão da Quênia no Mercado Municipal de Itapuã, reforçando a alimentação logo cedo conforme a tradição. A partir das 12h grande parte dos Itapuãzeiros também concentram-se em frente ao CCAA, na vila militar, onde sempre há o reencontro de amigos. Ao entardecer, todos os caminhos levam ao complexo gastronômico Villa Bahiana, onde a festa continua!

Atrações

2h00 – O bando anunciador, grupo de percussionistas e senhores e senhoras da comunidade percorrem as ruas do bairro, anunciando a festa da lavagem, com fogos de artifício e cânticos;

5h00 – Alvorada com queima de fogos de artifícios;

5h30 – Após a alvorada começa a lavagem nativa das escadarias da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã. Idealizada por Dona Niçu, quem dá continuidade é sua família. Depois do samba de roda, o evento termina com um grande café da manhã para todos os participantes;

7h00 – Missa católica na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã;

10h30 – Cortejo com cerca de 200 baianas sai de Piatã, juntamente com os grupos Afoxé Korin Nagô e Filhos de Gandhi, e vai até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, onde ocorre a lavagem, por volta das 11h30. Em seguida, fanfarras e blocos de chão complementam a programação da lavagem, fazendo o mesmo percurso do cortejo. Entre as atrações estão Escola de Samba Unidos de Itapuã, Malê Debalê, Bambeia e Bonitol.

Trânsito

A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará algumas alterações no trânsito para a Lavagem de Itapuã que será realizada nesta quinta-feira, 16, em Salvador.

Segundo informações da assessoria de comunicação da Transalvador, o tráfego de veículos estará proibido entre 7h e 19h, isolado com doze barreiras.

Ainda de acordo com o órgão, veículos com destino ao centro de Salvador devem optar por acessar o viaduto Mário Andreazza, alcançando a Av. Luís Viana (Av.Paralela), Av. Orlando Gomes, até retornar para a Av. Octávio Mangabeira (Orla).

No sentido Itapuã, devem acessar a Av. Octávio Mangabeira, retornando em frente ao estacionamento Sol Park para o outro sentido da via, alcançando a Av. Orlando Gomes, Av. Luis Viana (Av.Paralela), até acessarem a Av. Dorival Caymmi.

Segurança

A Secretaria da Segurança Pública (SSP), através das polícias Civil e Militar e Corpo de Bombeiros Militar, montou um esquema especial de segurança para o evento. Mais de 700 homens e mulheres das três forças policiais serão distribuídos no trajeto da festa.

A Polícia Militar contará com 606 homens fracionados em patrulhas, trios e unidades motorizadas. Quatro pontos de abordagens e 19 postos elevados darão apoio às equipes da 15ª Companhia Independente de Polícia Militar (Itapuã), Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), Rondesp Atlântico, batalhões de Choque, de Guarda e Especializado em Policiamento Turístico (Beptur), esquadrões de Motociclistas Águia e de Polícia Montada e operações Apolo e Gemeos.

Bebida alcoólica e banho de mar não combinam e, para garantir que essa mistura perigosa não coloque em risco a vida de banhistas, o Corpo de Bombeiros Militar vai empregar 44 homens do Grupamento Marítimo de Bombeiros Militar (GMAR), divididos em sete postos espalhados entre as praias Jaguaribe, Piatã, Placaford, Itapuã, localizadas ao longo da Avenida Otávio Mangabeira.

O 3º GBM (Iguatemi) coordenará 85 profissionais divididos em grupos de quatro bombeiros que realizarão ações preventivas e de salvamento, com ambulância e um veículo autobomba tanque e salvamento.

A 12ª Delegacia (Itapuã) terá sua equipe reforçada e uma Delegacia Especial de Área foi montada nas proximidades da sereia de Itapuã. No total serão 26 homens, entre delegados, escrivães e investigadores. Também haverá equipes de policiais infiltrados do Departamento de Polícia Metropolitana da PC misturadas à multidão, para coibir ações criminosas na festa

Transporte

A Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) determinou a oferta de nove ônibus extras da frota reguladora. Os ônibus estarão disponíveis das 17h às 23h na Estação Mussurunga e terão itinerários distribuídos pelas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio), de acordo com a demanda. Além disso, o tráfego do trecho compreendido entre Piatã, o Largo de Cira e a Avenida Dorival Caymmi (retorno antes do Bompreço até a Sereia de Itapuã) será interditado das 7h às 19h.

Haverá ainda mudanças nas linhas de ônibus que operam no local, que farão os seguintes itinerários: sentido Centro – Viaduto Mário Andreazza, avenidas Paralela, Orlando Gomes e Octávio mangabeira, sendo que, a partir deste ponto, retomam o itinerário normal; sentido Itapuã – Octávio Mangabeira, com retorno em frente à guarita de acesso ao estacionamento Sol Park, Octávio Mangabeira, Orlando Gomes, Paralela e Dorival Caymmi, sendo que, a partir deste ponto, os veículos retomam o itinerário convencional.

Já os veículos com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacência terão como opção de tráfego seguir pela Avenida Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté e Ladeira do Abaeté. A partir deste ponto, retomam o itinerário normal.

Para aqueles com destino a Nova Brasília de Itapuã, há opção de tráfego pela Avenida Dorival Caymmi, Rua Paulo Afonso Baqueiro, Ladeira do Mirante do Abaeté, Largo do Abaeté e Ladeira do Abaeté. A partir deste ponto, retomam o itinerário normal. A partir das 19h, o trecho será liberado e os coletivos retomam o roteiro de rotina.

Ambulantes

Cerca de 390 ambulantes estão credenciados para a festa. com efetivo de 70 agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para ordenamento do comércio informal. Além disso, a pasta realiza ações nas áreas de iluminação, combate à poluição sonora e na oferta de serviços de segurança marítima, por meio do Salvamar, que manterá quatro postos de plantão nas imediações da festa.

Durante a lavagem, os filhos de ambulantes poderão passar o dia no espaço de convivência instalado pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) na Escola Municipal Manuel Lisboa, localizada na Rua Antonino Casaes. O local funcionará das 8h às 17h, com capacidade para acolher 30 crianças e adolescentes com idades entre 0 e 17 anos. Uma equipe técnica, formada por 21 profissionais, realizará atendimento em tempo integral ofertando todos os cuidados necessários, como cinco refeições e higiene pessoal.

Saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) manterá serviços por meio da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Hélio Machado, localizada nas imediações da festa. Além disso, as unidades do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) das proximidades estarão de sobreaviso, prontas para atuar sempre que necessário.

Next Post

Projeto Kirimurê disponibiliza atendimentos e oficinas gratuitas em Itapuã

Moradores de Itapuã e bairros adjacentes tem à sua disposição diversos benefícios oferecidos pelo projeto Kirimurê, mantido pelo Instituto Acordeon, que fica localizado em Itapuã. O projeto oferece à população atendimento psicológico gratuito, além de oficinas literárias e aulas de capoeira. A ONG funciona no bairro desde 2006, e já […]