A Casa da Música, espaço cultural administrado pela Secretaria da Cultura do Estado da Bahia (SecultBa), recebe na próxima segunda-feira (18), a partir das 18h, a 6a Mostra de Guitarra Baiana. No palco, os guitarristas Julio Caldas, Márcio de Oliveira e Renatinho do Tapajós apresentam gêneros típicos do instrumento, como os frevos carnavalescos e choro, além de rock e temas autorais que expressam a recente produção, os expoentes e os novos caminhos sonoros da guitarrinha. A Mostra integra a programação do Sarau de Itapuã que, neste mês de fevereiro, chega à edição de número 278. A entrada é gratuita.

A Guitarra Baiana deu origem ao Carnaval da Bahia como é mundialmente conhecido hoje. Até o início dos anos 1980, o instrumento que é um misto de cavaquinho afinado como bandolim, era considerado a voz do Trio Elétrico, fazendo as melodias e embalando os foliões. Para ressignificar, valorizar e promover o fomento artístico da Guitarra Baiana, o músico Julio Caldas criou, em 2009, a Mostra de Guitarra Baiana. Nas últimas cinco edições já recebeu guitarristas consagrados, como Marcos Stress, Tathi Alves, Ricardo Marques, Eliel Nunes, Lucio Ferraz, Morotó Slim, Mike Caldas, Parah Monteiro, além dos mestres Luiz Caldas e Aroldo Macedo e do carioca Marcos Molleta.

Sobre os músicos – Renatinho do Tapajós é compositor de clássicos, como “Às 25 Em Ponto” e “Levianato”; Julio Caldas é idealizador e diretor musical do projeto; e Márcio de Oliveira vem promovendo a difusão do som da Guitarra Baiana e do Bandolim no interior da Bahia, a partir do Clube de Choro de Santo Antonio de Jesus. Durante o show, estes serão acompanhados por Paulinho Caldas, na bateria e no baixo, Fábio Batanj, que além de músico é luthier da nova geração da guitarra baiana.

Veja: https://youtu.be/8DGogWcVdpU

SERVIÇO

O Quê: 6Mostra de Guitarra Baiana

Quando: segunda-feira (18/02), às 18 horas

Onde: Casa da Música

Contato: 71 99603 4095 (Julio Caldas) / 71 98702 – 1291 (Flávia Maciel)

Quanto: Gratuito

Censura livre