Secretaria de Educação se posiciona sobre protesto de alunos da rede estadual em Itapuã

Compartilhe:

Na última segunda-feira (11), alunos do Colégio Estadual Marechal Mascarenhas de Morais realizaram protesto cobrando solução diante da situação dos funcionários terceirizados da instituição, sem salário e benefícios há meses.

Em posicionamento, a Secretaria Estadual de Educação afirma que “já notificou as empresas terceirizadas para regularizar a situação” e que “as empresas responsáveis informaram que estão efetuando os pagamentos”, minimizando a razão do protesto dos alunos.

Em contrapartida, o órgão estadual afirma que “para os que não receberem os salários referentes ao mês de fevereiro e meses anteriores, até esta semana, a Secretaria da Educação efetuará o pagamento diretamente ao trabalhador”.

A nota garante também que o governador da Bahia, Rui Costa, anunciou que redefinirá os contratos com as empresas terceirizadas, unificando-os na Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), para atender todos os órgãos estaduais e que o novo processo licitatório deverá ser publicado em, no máximo, duas semanas.

Sobre as paralisações

Esta não é a primeira vez que o nosso portal noticia informações referentes às paralisações e manifestos de alunos da rede pública, em nome de melhorias para os funcionários e na estruturação das instituições.

Em 14 de março, alunos dos colégios estaduais Lomanto Júnior e Rotary, também em Itapuã, pararam uma das principais avenidas do bairro, em protesto pela educação de qualidade, e em nome dos funcionários terceirizados que também estavam sem salário e benefícios. Confira aqui.

Também noticiamos neste link, as ações extremas encontradas pela diretoria e alunos do Rotary, para manter o calendário acadêmico. E ainda os discentes do Lomanto Junior, que precisaram faxinar a instituição para que fosse possível manter as aulas na escola (clique para conferir).

Em todas as ocasiões, a Secretaria de Educação afirmou estar tomando as devidas providências, conforme é possível verificar aqui.

Confira nota na íntegra:

Nota de Esclarecimento

Em relação ao pagamento dos trabalhadores terceirizados que prestam serviço nas escolas da rede estadual, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia informa que já notificou as empresas terceirizadas para regularizar a situação. As empresas informaram que estão efetuando os pagamentos.

Para os que não receberem os salários referentes ao mês de fevereiro e meses anteriores, até esta semana, Secretaria da Educação informa que efetuará o pagamento diretamente ao trabalhador.

Além disso, o governador Rui Costa já anunciou que irá redefinir os contratos com as empresas terceirizadas, unificando-os na Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), para atender todas as secretarias e órgãos estaduais. O novo processo licitatório deverá ser publicado em, no máximo, duas semanas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *