23 de outubro de 2020

Silício, um aliado da pele

coluna-nutricao-e-saudeO silício é um oligoelemento presente no organismo, e é encontrado em algumas fontes alimentares como: Aveia, milho, arroz, cevada, trigo, cavalinha, frango, vegetais, algas do mar e cogumelos. Está presente em diversos tecidos do organismo, onde faz parte da estrutura de tecidos conjuntivos, sendo fundamental para a elasticidade e manutenção do organismo.

O silício é fundamental para a saúde humana, é um elemento que tem ação regeneradora e reestruturante da pele. Ele é um agente antienvelhecimento natural para as paredes das artérias, pele e cabelos, além de contribuir também para reforçar as células do sistema imunitário.

E a falta desta substancia no nosso organismo pode trazer prejuízos à saúde. Além das marcas do envelhecimento na pele, a carência de Silício pode causar algumas doenças degenerativas, com por exemplo o mal de Alzheimer.

Quanto à suplementação do silício, deve se verificar qual é a composição bioquímica dele, uma vez que existem diferentes isoformas. Atualmente grande atenção tem-se dado ao ácido orto silícico, pela sua enorme capacidade de absorção e biodisponibilidade ao organismo.

Não há relatos de toxicidade com a suplementação de silício, recomenda-se a utilização de até 8 mg dia.

Para um acompanhamento nutricional individualizado procure sempre a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais adequado para melhorar a sua alimentação.

Para ficar ligado em mais dicas sobre Nutrição e Suplementação Esportiva curta: www.facebook.com/LuanNutricaoEsportiva