SubPrefeitura: Ampliação do diálogo e respostas aos anseios da comunidade

coluna-voz-do-prefeitoPor determinação do prefeito ACM Neto, foi criada a Prefeitura-Bairro em Itapuã, e que responde por 17 bairros da orla de Salvador. Ela passou a funcionar, sob os olhos do secretário municipal Reinaldo Braga Filho. A ideia é que seja um grande prestador de serviços à população e, além disso, que acompanhe as demandas de cada região administrativa da capital baiana. A ação está pautada no decreto 23.765, do dia 2 de janeiro, e vem descentralizar a administração municipal.

Como subprefeito da Prefeitura-Bairro Orla, venho dado respostas às necessidades dos bairros que estão entre a Boca do Rio e Stela Maris, e também, temporariamente, entre a Barra e a Pituba, até que se nomeie o subprefeito dessa última área administrativa. Com esse novo modelo de gestão, fica mais fácil a proximidade do poder municipal com a população filtrando e traduzindo seus anseios e necessidades. Muitas ações já foram implementadas por aqui como as atividades realizadas pela Sucop – Superintendência e Conservação de Obras Públicas – como pavimentação, requalificação e restruturamento asfáltica, bodas de árvores, desobstrução de bueiros, entre outras ações nos diversos bairros dessa subprefeitura que melhoram significativamente o cotidiano e a qualidade de vida dos moradores do município e que estão sendo acompanhadas por mim.

Na nossa subprefeitura, ao longo do trabalho percebemos a eficácia do sistema e pudemos aproximar a população das secretárias de Saúde, Educação, Ordem Pública, entre outras. Com isso tivemos intervenções significativas em postos de saúde, melhorando sua estrutura física, alguns deles realmente em estado deplorável, pudemos discutir assuntos relativos à educação diretamente com o secretário da pasta, questão de mobilidade com a Secretaria de Transporte e muito mais ainda estão por vir, como o novo Mercado Municipal de Itapuã, intervenção direta com a Secretaria de Ordem Pública que garantiu a população a entrega de um mercado novo, moderno e seguro, já que o antigo já havia sido condenado pela Codesal e não passava por uma reforma há 23 anos.

Nessa intempérie, tive a oportunidade, como subprefeito, de me reunir com diversos grupos representativos: ambulantes, associações de bairro, grupos culturais, agentes de mobilização social… Aliás, esse é um dos pontos brilhantes desse modelo de gestão que o prefeito ACM Neto defende e prática. A descentralização nos possibilita estar mais perto das pessoas, da comunidade, ouvindo detalhadamente seus anseios e necessidades. Assim é mais efetivo elencar as prioridades e acertar nas ações locais para que  haja um impacto global em toda Salvador.

Temos ainda muito trabalho pela frente. Esse formato de governar é novo e o prefeito ACM Neto sai na frente com sua forma inovadora e ousada de administrar. Vamos confiar e ampliar o nosso diálogo para que possamos construir uma Salvador mais justa e renovada.

Jaqson Souza
#SubPrefeitoOrla
Facebook: Jaqson Souza

Next Post

Alea Jacta Est - A sorte está lançada

O Dicionário de Expressões Latinas discorre de forma interessante sobre a expressão que dá título a esta escrita: “O Senado Romano, para garantir Roma contra o general que comandasse na Gália, havia declarado sacrílego e parricida quem atravessasse o rio Rubicão, que separava a Gália Cisalpina da Itália. Quando o […]