Vitamina C na saúde e no esporte

coluna-nutricao-e-saude

A vitamina C ou ácido ascórbico é uma vitamina hidrossolúvel, um micronutriente considerado essencial, pois o organismo não consegue produzir. Participa de muitas reações responsáveis pela manutenção da saúde, a vitamina c é importante durante a defesa do organismo contra infecções, fundamental para a integridade da parede dos vasos sanguíneos e essencial para a formação de fibras colágenas existentes praticamente em todos os tecidos do corpo humano entre outros.

Outro papel atribuído a vitamina c é o de antioxidante e atuar na varredura de radicais livres formados durante as atividades físicas que podem causar danos aos tecidos e afetar diretamente o desempenho do atleta, especialmente os atletas de corrida, que estão mais propícios ao estresse oxidativo e formação de radicais livres.

A vitamina C é considerado o mais importante e potente antioxidante nutricional hidrossolúvel e pode proteger as diversas estruturas celulares. Sua recomendação de ingestão diária é de 100mg,  e pode ser facilmente obtida através de uma alimentação balanceada ingerindo os alimentos fontes como acerola, goiaba, abacaxi, caju, laranja e tangerina, por exemplo.

ara um acompanhamento nutricional individualizado procure sempre a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais adequado para melhorar a sua alimentação.

Para ficar ligado em mais dicas sobre Nutrição e Suplementação Esportiva curta: www.facebook.com/LuanNutricaoEsportiva

Next Post

Evento solidário será realizado em prol de jovem morador de Itapuã

No próximo dia 4 de agosto, às 16h00, será realizado um bingo beneficente na Escola Encanto do Arco-Íris, que fica localizada próxima ao final de linha do Abaeté. O motivo da realização deste evento solidário é a aquisição de uma cadeira de rodas motorizada para o garoto Julio Cesar, de […]