Requalificação da Praça do Coreto provoca desgaste no diálogo entre poder público e comunidade

Compartilhe:

Contra a vontade de moradores da rua Alto da Bela Vista, em Itapuã, já está em andamento a reforma da Praça do Coreto, símbolo do bairro, considerado pela comunidade como espaço cultural e patrimônio da história do local.

A reconstrução faz parte de emenda da vereadora Kátia Alves, que formulou o projeto sem que houvesse a participação dos moradores nas tomadas de decisão, provocando desgaste no diálogo entre ela e os grupos culturais do bairro. 

Até então as obras, iniciadas em 30 de novembro, já modificaram o meio-fio e o piso da praça. O projeto prevê ainda a derrubada do coreto, principal referência do local, além da retirada do espaço de apoio à atividades culturais “Rumo do Vento”, administrado pelo morador Sr. Reginaldo há cerca de 40 anos.

“A requalificação é muito bem-vinda, apesar de não termos pedido por ela, porém não houve consulta à comunidade sobre quais mudanças seriam realizadas. O que estamos vendo é um processo de destruição, apesar das nossas tentativas de barrar o início das obras para alinhar o projeto às nossas necessidades. ”, informa o residente de Itapuã, Antônio Carlos.

No dia 1 de dezembro foi realizado um encontro entre a vereadora e moradores, conforme o nosso portal divulgou aqui. Na ocasião, a comunidade apontou suas insatisfações com o projeto e a vereadora se comprometeu a entrar em contato com a SEMAN para apresentar o que foi pontuado, a fim de dar um parecer à comunidade antes do reinicio das obras, o que não aconteceu.

Está marcado para hoje (7), na Prefeitura Bairro, um novo encontro com a equipe de  Kátia Alves e a comissão criada pelos moradores para debater sobre a reforma. Na ocasião serão novamente discutidas as demandas da comunidade. A iniciativa foi sugerida, após uma reunião nesta segunda (4), com o sub-prefeito, Alessandro Castro e um assessor da vereadora.

Nossa equipe entrou em contato com a Secretaria de Manutenção da Cidade (SEMAN) solicitando uma cópia do projeto da requalificação, mas nossa demanda ainda não foi solucionada. No entanto, a assessoria do órgão confirmou a derrubada do coreto, para reconstrução de um novo, afirmando que há risco de desabamento.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *