As Ganhadeiras são selecionadas para representar Itapuã em concurso cultural entre bairros de Salvador

As Ganhadeiras são selecionadas para representar Itapuã em concurso cultural entre bairros de Salvador

ganhadeiras

Uma verdadeira mistura de autenticidade e tradição foi a edição de Itapuã do Festival da música Ilimitada, que aconteceu na última segunda feira (16), na Casa da Música. As bandas Ganhadeiras de Itapuã, Tabuleiro Musiquim e Retro_Visor competiram para continuar na disputa do projeto. Nesta edição, quem levou a melhor foram as Ganhadeiras de Itapuã que com sua essência e formação de antigas lavadeiras da Lagoa do Abaeté, guardando na memória um saber ancestral encantaram o corpo de jurados presentes.

O Festival da Música Ilimitada é promovido pela Odò Produção Cultural, com o patrocínio da TIM e do Governo do Estado da Bahia, através do Programa Estadual de Incentivo ao Patrocínio Cultural, FAZCULTURA. A selecionada desta etapa concorre com as bandas selecionadas dos outros bairros da capital baiana na grande final, que será realizada no Pelourinho.

As Ganhadeiras de Itapuã

As Ganhadeiras de Itapuã é composto, na sua essência, por antigas lavadeiras da Lagoa do Abaeté. À beira da lagoa, elas lavavam e nos intervalos havia batuques, sambas de roda, cantorias e contavam histórias. O grupo é composto por vinte e cinco jovens e senhoras, que exercem profissões diversas. Nas apresentações musicais ornamentam-se com roupas coloridas, pano da costa, torços e colares de sementes. É integrado, ainda, por oito músicos que tocam instrumentos de corda – violão, violino, viola, bandolim, cavaquinho, percussão, repique, atabaques, surdo, timbau, alfaia, tamborim, agogô, e sopro – flauta e pífanos – que se unem à sonoridade das vozes das Ganhadeiras de Itapuã, compondo uma música que grande parte tem autoria delas e de compositores de Itapuã, também reinterpretando temas clássicos sobre Itapuã e o mar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

I accept the Privacy Policy