Um dos grandes defensores da cultura negra na Bahia estará no palco do projeto cultural Boca de Brasa no próximo domingo (28/9), o Malê Debalê.
O show será realizado durante a Mostra Pública de resultados das oficinas, que serão apresentados no caminhão-palco, localizado na Praça Dorival Caymmi, s/n, Itapuã. As apresentações serão iniciadas a partir das 17h.
Única entidade do movimento negro resistente há mais de três décadas no bairro de Itapuã, o Malê Debalê leva para o palco do Boca de Brasa toda magia das canções e danças afros que o tornaram um dos maiores grupos do estilo na Bahia.
Além disso, o grupo apresenta as novidades que levará para avenida no Carnaval 2015.
Antes do show, a mostra de resultados das oficinas por artistas locais serão apresentadas, sendo divididas em atuações individuais e em grupos artísticos no caminhão-palco, que é equipado com estrutura completa que envolve iluminação, camarim, sonorização adequada e equipe técnica.
O projeto Boca de Brasa é uma iniciativa da Prefeitura de Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos – FGM, órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Turismo e Cultura do Estado da Bahia – Sedes.
Malê Debalê
Em 2014, o Malê Debalê completará 35 anos de história. Na ocasião, o Bloco estará enaltecendo sua trajetória de resistência e compromisso por uma sociedade mais ética, cidadã e igualitária.
Mais uma vez, o desfile carnavalesco marcará a culminância de um processo deflagrado em março de 1979, onde negros e negras ocuparam as areias do Abaeté, inovando no visual, no jeito de ser e no compromisso social.
Em 2002, a partir de convênios com a Secretária Municipal de Educação, o Malê Debalê passou a desenvolver ações nas escolas da rede de ensino. Em 2006, se deu a inauguração da Escola Municipal Malê Debalê, e mais uma vez inovações pedagógicas foram desenvolvidas e transformadas em um Projeto Político Pedagógico.
No mês de maio de 2013, o Bloco Afro Malê Debalê representou o Brasil no maior Festival de Jazz do Mundo, em New Orleans. Intitulado pelo jornal americano The New York Time como maior bloco de balé afro do mundo, o Malê de Balê completa 35 anos em 2014.
A escola foi fundada por moradores do bairro de Itapuã, que queriam organizar um bloco para desfilar no Carnaval de Salvador, e atualmente conta com cerca de 4 mil dançarinos.
Mostra Pública Boca de Brasa – Itapuã
Atrações: Malê Debalê e artistas locais
Data: 28 de setembro (domingo)
Horário: a partir das 17h
Local: Praça Dorival Caymmi
Entrada gratuita
Fonte: Tribuna da Bahia