Camisinha, lençol e barbeador: voluntários recolhem lixo na praia de Itapuã

Clique no botão abaixo para ouvir a matéria:

Cerca de 100 pessoas participaram de ação na manhã da última sexta (17).

As areias da praia de Itapuã passaram por uma limpeza na manhã da última sexta-feira (17) em uma ação voluntária. E o lixo recolhido tem de tudo: camisinhas, correntes, embalagens de comida, barbeador, lençol, roupas, copo, garrafas, pratos. Cerca de 100 voluntários participaram da ação para limpar a areia da praia. Os jovens chegaram a encontrar uma tartaruga marinha e a devolveram ao mar.

“O objetivo da iniciativa é conscientizar sobre a preservação das praias e estimular a mudança de hábitos do ser humano”, explicou Fabiano Mehmeri, coordenador de desenvolvimento sócio ambiental do grupo JCPM, Shopping Salvador Norte. “Sabemos que o que os pescadores puxam na rede não é só peixe. O futuro é agora e nós somos os responsáveis por isso”, acrescentou.

Morador do bairro, Joselito dos Anjos, 37 anos, sempre joga bola na praia e reclama que a quantidade de lixo tem aumentado. “Depois que a Orla ficou bonita, as pessoas deveriam preservar, mas as pessoas continuam jogando lixo na praia”, disse.

A voluntária do Instituto JCPM, Tamires Ferreira da Silva, 18 anos, conta que começou a fazer em casa a separação do material reciclável. “Esse momento é muito legal porque as pessoas podem se tocar e ver que dá pra fazer isso todo dia, podemos conscientizar pessoas”, contou.

O professor Salomão Santana, do curso de Engenharia Ambiental (EAD) da Universidade Jorge Amado (Unijorge), aproveitou a ação para relembrar da sua infância, quando brincava Carnaval na Avenida Sete e de como a rua ficava estupida de latas de cerveja. “Hoje as latinhas estão na cadeia de valor, antigamente elas ficavam obstruindo os bueiros”, lembrou. Ainda segundo o professor,  durante o período de chuvas a quantidade de resíduos no mar tende a piorar. “Tudo o que é jogado no interior da cidade é trazido pela chuva através dos canais de escoamento, poluindo o mar”, explicou.

Cerca de 15 pescadores da Colônia Z4 de Itapuã também participaram da limpeza. “A gente limpa diariamente porque vivemos disso aqui. A prefeitura faz a parte dela e a gente faz a nossa”, Oscar Amorim da Anunciação, pescador há 36 anos na praia de Itapuã.

Todo lixo foi recolhido na ação Jogando Limpo com a Praia, do Instituto JCPM e contou com a participação de  representantes da Unijorge, cooperativa de reciclagem, Limpurb, pescadores e colaboradores do Salvador Norte Shopping.

Fonte: Correio da Bahia

Compartilhe esse conteúdo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *