Campanha de vacinação antirrábica animal nesta segunda (8) com mobilização na sede do Malê Debalê, em Itapuã

01 08 2023 campanha de vacinao antirrbica foto jefferson peixoto secom pms 10 (1)
Compartilhe:

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) inicia, nesta segunda-feira (8), a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos. A abertura da mobilização acontece na Associação Cultural do bloco afro Malê Debalê, no Alto do Abaeté, em Itapuã, às 9h. A meta da campanha é vacinar 261 mil animais até o dia 6 de setembro.

O imunizante estará disponível em mais de 100 unidades de saúde de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Outras estratégias foram programadas tais como as duplas volantes de Agentes de Saúde que irão circular nos bairros, postos itinerantes e vacinação aos finais de semanas (em shoppings e bairros estratégicos).

A programação será divulgada para que os cidadãos tenham conhecimento onde poderão levar os animais. A lista completa dos postos de saúde pode ser consultada no Fala Salvador, no número 156 ou pelo telefone do CCZ, no (71) 3202-0984, onde será possível também tirar dúvidas.

“A forma mais efetiva para que continuemos a não ter raiva humana em Salvador é imunizando os animais da cidade. Essa zoonose possui quase 100% de letalidade. É importante que todos os tutores compareçam aos postos e imunizem seus cães e gatos” explica Danielle Dantas, chefe do Setor de Vigilância e Controle da Raiva Animal e Veterinária do Centro de Controle Zoonoses (CCZ).

Para ter acesso à dose, não é necessário apresentar documentação, basta o animal ter idade igual ou superior a três meses de idade e estar saudável. O último caso de raiva humana em Salvador foi registrado em 2004.

Compartilhe: