A Caravana Musicada Passei Por Aqui, novo projeto do Coletivo Cacos, que celebra o Novembro Negro, vai percorrer cinco escolas públicas de Salvador e Região Metropolitana para resgatar o protagonismo da cultura africana e afro-brasileira nas manifestações populares. No roteiro do projeto está o Colégio Mascarenhas de Moraes, que recebe a intervenção cultura no sábado (25/11), das 10h30 as 13h30.
Refletindo passado e presente, o projeto itinerante oferece uma experiência musical imersiva sobre a Independência da Bahia, a partir de uma perspectiva do samba de roda, dialogando com música eletrônica.
Realizada pelo Coletivo Cacos, a Caravana é conduzida pelo grupo de samba Roda Elétrica. A banda vai contar e cantar histórias tendo o samba como condutor, misturando música e poesia, dialogando com novas tendências. Para estreitar o diálogo com as redes sociais, aproximando-se da juventude, durante a Caravana, haverá batalha de dança com estudantes, ao som de músicas de samba de roda.
Programação completa
Abrindo a programação, no dia 22/11 o projeto chega ao Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão (Centro – Lauro de Freitas). Na sequência, dia 24/11, é a vez do Colégio Alfredo Agostinho de Deus (Itinga – Lauro de Freitas). Já, no dia 25/11, a Caravana desembarca no Colégio Mascarenhas de Moraes (Itapuã – Salvador). No dia 28/11, no Colégio Estadual Thales de Azevedo (Costa Azul – Salvador). Por fim, o Colégio Estadual Pedro Paulo Marques e Marques (São Cristóvão – Salvador) recebe a iniciativa em 01/12.
Este projeto foi contemplado pelo edital Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia e tem apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Funceb/SecultBa).