Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (1), na praça do Coreto situada na Rua Alto da Bela Vista, em Itapuã, moradores e representantes do poder público, além de grupos culturais do bairro, discutiram a requalificação do local que será realizada através de uma emenda parlamentar.
Com a presença da vereadora Kátia Alves, responsável pela emenda, os moradores questionaram a falta de diálogo com a comunidade para que a obra fosse solicitada. “O Coreto é considerado atualmente um espaço cultural e patrimônio da história do bairro, não pode ser extinto dessa forma”, afirma o produtor cultural Leonardo França.
O projeto foi analisado durante a reunião, e outros dois pontos também nã0 agradaram a comunidade: A construção de um palco no local e a retirada do espaço de apoio à atividades culturais “Rumo do Vento”, administrado pelo morador da comunidade Sr. Reginaldo.
Ao fim da reunião os moradores fizeram questão de ressaltar que são à favor de melhorias. “Não somos contra a obra de requalificação da praça, mas não podem aceitar que esses tipos de intervenções sejam impostas sem um diálogo com a comunidade, principalmente por estarem realizando intervenções em locais que carregam a história e a cultura do bairro”, destacou o morador Amaral.
A vereadora responsável pela emenda se comprometeu em entrar em contato com a Secretaria de Manutenção para apresentar as demandas discutidas com a comunidade, e que daria um parecer aos moradores antes do início das obras.