Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos:
Crianças, jovens e adultos da Baixa do Soronha, no bairro de Itapuã, em Salvador, tiveram oportunidade de acompanhar de perto um espetáculo do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), nesta quarta-feira (13), apresentado para a Associação de Moradores e Amigos da comunidade na sede do bloco afro Malê Debalê.
Em parceria com as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA), a companhia está levando o projeto ‘Pílulas Dançadas’ gratuitamente a bairros de Salvador. Os próximos locais a receberem o grupo são as comunidades de Cajazeiras (dia 21) e do Costa Azul (dia 28).
A maior parte da platéia assistiu, pela primeira vez, a uma apresentação da companhia baiana de dança contemporânea, que é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio da Fundação Cultural (Funceb) e do Teatro Castro Alves (TCA).
Dança mirim
Entre os jovens estudantes presentes, Sabrina de Jesus, 12 anos, que participa do grupo de dança mirim do bloco afro – do qual foi eleita rainha mirim no último Carnaval -, era uma das mais animadas em conhecer os bailarinos do BTCA e se espelhar para o futuro na dança.
O projeto do Malê atende cerca de mil crianças e jovens da região e também se apresentou nesta quarta. “A dança significa muito para mim porque posso ser uma bailarina, ou até uma professora de dança, e posso aprender muitas coisas”, disse Sabrina.
Segundo a assistente social das VSBA, Reveca Pikelaizen, a inclusão cultural é o principal objetivo do projeto ‘Arte, Cultura e Lazer na Comunidade pela Paz’, criado em 2007 e que, desde 2013, tem a parceria do BTCA. “Além de dançar, os artistas fazem uma integração com o público”.
A iniciativa das Voluntárias Sociais também realizou apresentações de cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) em comunidades de baixa renda da capital baiana.
“Isso é cultura”
Para a moradora Célia Maria de Jesus, 54 anos, o acesso à cultura é fundamental para a juventude da comunidade. “Isso é cultura, é educação, principalmente para nossas crianças, e há muitas delas aqui que se identificam com essa arte do balé”.
Na quinta-feira (21) o ‘Pílulas Dançadas’ leva o espetáculo, às 15h, à Comunidade Jardim Mangabeiras Setor C – Cajazeiras, para a Associação de Mulheres Oito de Março, e na quinta-feira (28), no mesmo horário, à Associação Santa Rosa de Lima, no Costa Azul.
Fonte: Secom-BA