Representantes legítimas da cultura de raiz, As Ganhadeiras de Itapuã perpetuaram por gerações um pedaço da história do bairro em seus cantos e apresentações. Agora, em comemoração aos dez anos, as vozes do grupo serão eternizadas com a gravação do primeiro disco, com repertório itapuãzeiro.
“Foi uma experiência maravilhosa. Presenciei lavadeiras com cantos que saíram da beira da lagoa, entrarem em um estúdio tecnológico e fazer bonito. Durante os anos de grupo elas adquiriram intimidade com esse aparato”, diz Amadeu Alves, diretor musical do projeto.
Ele conta que o CD tem selo do estúdio Coaxo do Sapo, sob a produção de Alê Siqueira, que já realizou trabalhos com grandes nomes da MPB: Carlinhos Brown, Tribalistas, Marisa Monte, Caetano Veloso, Chico Buarque e Mariene de Castro. “Aliás, foi na produção do disco de Mariene de Castro, em que ela convidou As Ganhadeiras para fazer uma participação, que o Alê se encantou pelo grupo”, afirma.
O CD é composto por 13 faixas, sendo a maioria, de autoria das integrantes do grupo. No entanto, existem composições de Amadeu Alves e outros músicos, bem como canções de Dorival Caymmi e Clara Nunes.
Segundo Amadeu, o lançamento do CD pode projetar Itapuã para uma condição de visibilidade maior. “A produção artística em Itapuã ainda é um dos grandes trunfos para vencer as dificuldades do dia-a-dia. Trabalhos como esse, que trazem a poesia do bairro à tona são instrumentos que elevam a autoestima da comunidade, melhora a visão das pessoas em relação ao Abaeté. Muitas coisas que elas cantam no repertório vêm da vivência na Lagoa”.
“É um trabalho de construção coletiva, onde uma equipe de produção vem se esforçando ao longo de dez anos para manter o grupo em atividade. São 40 integrantes que batalham para manter o grupo com seus próprios recursos. Além disso, é uma forma de elas protagonizarem a própria história”, reforça o diretor.
De acordo com Alves, o lançamento do CD está previsto para o dia 22 de agosto – Dia do Folclore – com grandes chances de acontecer no Teatro Castro Alves. “Na sequência, vamos fazer um lançamento em Itapuã para a comunidade”, diz. Posteriormente, a distribuição será feita pela Foco Entretenimento – representação institucional do grupo -bem como a Coaxo do Sapo que fará a disponibilização física e digital, para que o álbum seja vendido em lojas e shows das Ganhadeiras.
Fonte: ItapuãCity | Camila Barreto