Depois de semanas dedicadas a gravação no estúdio e produção, o primeiro disco das Ganhadeiras sai do forno e será lançado em grande estilo, com caruru especial para convidados, na próxima quinta-feira (25), no Hotel Mar Brasil, em Itapuã.
Com selo da Coaxo de Sapo, o CD foi gravado no ano passado e é composto por 13 faixas, sendo a maioria, de autoria das integrantes do grupo. No entanto, existem composições do diretor musical Amadeu Alves, canções de Dorival Caymmi, Clara Nunes, além de participações das cantoras Margareth Menezes e Mariene de Castro.
“É um trabalho de construção coletiva, onde a equipe de produção vem se esforçando ao longo de dez anos para manter o grupo em atividade. São 40 integrantes que batalham para manter o grupo com seus próprios recursos. Além disso, é uma forma de elas protagonizarem a própria história”, diz o diretor.
Algumas músicas do disco remetem a histórias do grupo, como “Passado e Presente”, ou ainda ressaltam as expressões de Itapuã, como “Maré Mansa”, que fala do bloco afro Malê Debalê. Outro destaque do repertório é “História das Ganhadeiras” de autoria de Amadeu Alves.
“A produção artística em Itapuã ainda é um dos grandes trunfos para vencer as dificuldades do dia-a-dia. Trabalhos como esse, que trazem a poesia do bairro à tona são instrumentos que elevam a autoestima da comunidade, melhora a visão das pessoas em relação ao Abaeté. Muitas coisas que elas cantam no repertório vêm da vivência na Lagoa”, reforça Amadeu Alves.
A produção musical do CD é realizada por Alê Siqueira, com produção executiva de Salviano Filho e Edvaldo Borges.
Veja algumas fotos dessa produção. (Fotos: Coaxo de Sapo)
Fonte: ItapuãCity