Grupo itapuãzeiro Malê Debalê participa de Caminhada da Consciência Negra

As celebrações das heranças africanas ganham força em Salvador no mês de novembro, por conta do Dia da Consciência Negra, comemorado no próximo dia 20. Engajado no movimento, o grupo afro Malê Debalê, participa amanhã (20) da Caminhada da Consciência Negra, junto com outros grandes blocos afros do Brasil.
“É uma data de reafirmação e de busca dos nossos espaços na sociedade. Vamos fazer a comemoração em um formato novo, com atrações musicais, culturais”, comenta o presidente do grupo Claudio Souza de Araújo.
O presidente frisa que o tema deste ano será “Reparação já”. O cortejo reúne entidades como Ilê Ayê, Malê Debalê, Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Muzenza, Olodum, Mulherada, Okambi, Os Negões, além de convidados. A concentração da caminhada acontece na sede do bloco Ilê Aiyê, no Curuzu, a partir das 15h.
O homenageado desta edição é o ator baiano Mário Gusmão. Ele é considerado precursor dos movimentos negros de Ilhéus e Itabuna pelos militantes destes municípios. Nascido na cidade de Cachoeira no dia 20 de janeiro de 1928, ele morreu em Salvador, em 20 de novembro de 1996.
Fonte: ItapuãCity