Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos:
Lailson Costa dos Santos, de 25 anos, é nativo de Itapuã e descobriu que tinha talento para o vôlei há 11 anos, quando ainda jogava nas quadras do Colégio Estadual Rotary. O baiano logo se destacou na modalidade e foi convidado para jogar no Esporte Clube Bahia dois anos depois.
Segundo Lailson, nessa época ele começou a levar mais a sério a prática esportiva. “No Esporte Clube Bahia ganhei meu primeiro campeonato baiano. Passei, depois por vários outros clubes do estado como Lauro de Freitas, ISBA, FTC e o Esporte Clube Vitória”.
Em seguida, Lailson foi escalado para compor a seleção baiana de Vôlei. A temporada garantiu a participação em dois campeonatos brasileiros e um Norte-Nordeste. Sua atuação logo rendeu bons frutos: em 2007 foi eleito o Melhor Jogador Juvenil da Bahia e em 2008, recebeu o título de Jogador Revelação.
O ano seguinte foi marcado por mudanças importantes. Lailson passou a integrar a categoria adulta e ingressou no projeto da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC). “Ganhei uma bolsa de estudos e jogava nos campeonatos universitários”, lembra.
A partir daí, a estrela do Lailson brilhou ainda mais. Em 2010, jogou em Minas Gerais e no ano seguinte mudou-se para Brasília. Na capital brasileira, o jogador foi chamado para sua primeira experiência internacional no Líbano, onde jogou por duas temporadas no Zahraa Club.
Após nova estadia no Esporte Clube Vitória no ano passado, Lailson arrumou as malas novamente e embarcou para o Egito, onde cumpre temporada atualmente como jogador do Smouha Club.
Para o itapuãzeiro, a experiência fora de Salvador nos últimos quatro anos, trouxe bastante aprendizado. “Aprendi a lidar com outras culturas, costumes, religiões e conheci lugares incríveis. Só lamento a distância das pessoas que amo e a falta de reconhecimento do meu trabalho no país de origem”, diz.
Fonte: ItapuãCity | Camila Barreto