A tradicional lavagem de Itapuã que acontece no próximo dia 31 deste mês, terá a participação e apoio da prefeitura de Salvador. O acordo foi selado nesta segunda-feira (21) durante encontro entre o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, Guilherme Bellintani, e representantes de entidades organizadoras da festa, na sede da Empresa Salvador Turismo (Saltur).
Para a realização da tradicional lavagem, que acontece dia 31 de janeiro, quinta-feira, antecedendo o carnaval, o secretário assegurou um aumento de 20% na ajuda de custo, além de colocar a disposição os serviços essenciais como o ordenamento do trânsito e dos ambulantes, a limpeza e a colocação de banheiros químicos e gambiarras. “O orçamento atual para as festas populares é muito pequeno e o conceito das políticas públicas precisa ser revisto”, enfatizou Bellintani.
O secretário destacou, durante a reunião, a necessidade de discutir as tradições e conceitos das festas populares, além de dar a elas a sua devida importância. “A partir de fevereiro, será aberto um fórum, coordenado pela Fundação Gregário de Matos, para repensar e organizar as festas populares”, informou.
Histórico – A Lavagem de Itapuã, que este ano completa 108 anos, é uma homenagem a Nossa Senhora da Conceição de Itapuã e Iemanjá. A tradição foi iniciada pelas mãos de uma antiga moradora do bairro, conhecida como Dona Niçu, e hoje é mantida por seus filhos e netos.
Todos os anos, a festa reúne pescadores, baianas, ciclistas, capoeiristas e cavaleiros num misto de festa religiosa e lúdica, com início às duas horas da manhã ao som do Bando Anunciador, seguido da queima de fogo abrindo os preparativos da lavagem das escadarias. Após o ritual, um farto café da manhã, servido pela comunidade, que segue em cortejo de Placaford ao largo de Itapuã.
Fonte: Secom
27 thoughts on “Lavagem de Itapuã terá apoio da prefeitura”