Limpurb promove operação de limpeza na praia de Jaguaribe neste sábado (5)
   

Limpurb promove operação de limpeza na praia de Jaguaribe neste sábado (5)

13 01 2022 limpurb limpeza faixa de areia orla salvador fot bruno concha secom pms 27

Neste sábado (5), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador realizará mais uma edição da Operação “Tá na Pegada – Sua Praia mais Limpa”, a partir das 7h, em Jaguaribe. Além de realizar um mutirão de limpeza, a ação também pretende sensibilizar banhistas e transeuntes, sobre a importância de combater a poluição marinha e manter a limpeza das praias.  

No local, também haverá uma exposição, realizada em parceria com o do Núcleo Integrado de Estudos em Zoologia (Niez) e o Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA). A intenção é alertar os visitantes sobre os impactos do descarte irregular de resíduos nas vias, mares, rios e oceanos.  

A Limpurb recolheu, no ano passado, 8,6 mil toneladas de resíduos das praias de Salvador. Grande parte desse quantitativo foi descartada de forma irregular pela população, nas faixas de areia e calçadas, prejudicando o meio ambiente. 

“A operação deste verão, além de intensificar a limpeza em toda orla da cidade, estimula o protagonismo do cidadão na conservação das praias”, destacou o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.  

Na ocasião, também serão instalados novos kits praia, papeleiras e placas educativas sobre preservação ambiental, produzidas de forma voluntária pelo artesão Moacir Baptista, morador do subúrbio de Salvador. Posteriormente, outras praias também serão beneficiadas com a iniciativa.  

Edições – A primeira edição da operação foi realizada em Praia Grande, Subúrbio de Salvador. As próximas ações contemplarão as praias de Cantagalo, Itapuã, Barra, Tubarão, São Tomé de Paripe e Praia da Preguiça. 

Um dos destaques da operação é o “Desapegaê”, mutirão realizado para coletar entulho, materiais volumosos e inservíveis. A iniciativa já esteve na região da Prainha do Lobato e o próximo está programado para o bairro de Itapuã.