Limpurb realiza nova edição do “Desapegaê” em Itapuã neste sábado (19)
   

Limpurb realiza nova edição do “Desapegaê” em Itapuã neste sábado (19)

limpurb acao sabado 750x350

Neste sábado (19) a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) promove em Itapuã mais uma edição do “Desapegaê”, mutirão para coletar materiais inservíveis, volumosos, entulho e podas. A partir das 7h, as equipes estarão concentradas na praia da Sereia e, logo após, seguirão em comboio para as localidades programadas no bairro.

A iniciativa tem o objetivo de viabilizar o descarte correto desses resíduos que são comumente destinados de forma irregular nas vias. Um carro de som está percorrendo as ruas dos bairros informando os moradores sobre o dia e horário que deverão apresentar os materiais nos pontos que serão coletados.

O roteiro contemplará a Avenida Dorival Caymmi, Alto do Coqueirinho, Abaeté , Rua da Ilha, Rua Luís Eduardo Magalhães, Rua José Araújo, Km 17, Baixa do Dendê, Rua Paulo Jackson, imediações do Metrô Bairro da Paz e “Tubulão”.

Na ocasião, também será realizada mais uma operação “Tá na Pegada – sua praia mais limpa”, que se estenderá da orla de Piatã até Itapuã, a fim de intensificar a limpeza em toda a faixa de areia, calçadões e o bairro como um todo. A ação contará com o suporte de 25 agentes de serviços complementares, lavagem de vias, instalação de kits praia, varredeira elétrica e ecobikes.

Serão realizados ainda os serviços de varrição, roçagem, capinação, pintura de meio fio, sacheamento e gancheamento pelo bairro. Além disso, também serão instaladas placas educativas, confeccionadas voluntariamente pelo artesão Moarcir Baptista, que destacam a importância de preservar o meio ambiente.

“O Desapegaê é uma maneira que encontramos de planejar essa coleta de inservíveis e reduzir o acúmulo de resíduos descartados incorretamente. Mas também tem um caráter educacional: que a população compreenda que o destino final destes resíduos não pode ser a rua”, destaca o presidente da Limpurb, Omar Gordilho.

Números – Em 2021, a Limpurb recolheu cerca de 8,6 mil toneladas de resíduos de praia, sendo grande parte descartado de modo irregular. Por isso, a ação é uma medida de sensibilização neste período de alto fluxo de pessoas na praia, que compreende os meses de janeiro, fevereiro e março.

limpurb 20220218 192141 0