Sabe aquela mania aparentemente inocente que muitas crianças têm de chupar o dedo ou usar a chupeta para se acalmar ou consolar? Tem ainda a mania de roer unhas, que geralmente aparece quando estão mais crescidinhas. Esses dois hábitos, além de outros fatores podem desencadear uma deficiência de contato entre dentes superiores e inferiores, chamada mordida aberta.
O problema acontece na região anterior ou posterior. Pode estar presente na dentição de leite, mista (dentes de leite mais permanentes) ou na dentição permanente. O diagnóstico é realizado pelo dentista e pela fonoaudióloga, que através de exames e testes de diagnóstico definem a causa da mordida aberta e a partir daí é definido o plano de tratamento adequado.
A maioria dos tratamentos é realizada através da utilização de aparelhos ortodônticos e/ou aparelhos ortopédicos associados a exercícios fonoaudiólogos para correção de posicionamento do posicionamento dos dentes bem como o restabelecimento das estruturas musculares dos lábios, línguas e bochechas.
As vantagens do tratamento ortodôntico associado ao tratamento fonoaudiológico são: a melhora da estética, a melhora da fala, da respiração e da mastigação. Quanto mais cedo é identificado o problema, melhor o diagnóstico, prognóstico e plano de tratamento.
A OdontoMatos está localizada na Praça Dorival Caymmi, nº 04, sala 10 (Antiga Previna, ao lado da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição).
Siga também as redes sociais da clínica:
Facebook: https://www.facebook.com/odontomatos
Instagram: http://instagram.com/odontomatos
Horários de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados está aberta das 08h às 12h.
Tel: (71) 2132-1207
E-mail: atendimento@odontomatos.com.br
Fonte: OdontoMatos