Um espaço contemporâneo em efervescência pelas histórias itapuãzeira e baiana. Assim pode ser definida a Casa da Música, centro cultural localizado em Itapuã. A instituição, que existe há 20 anos, tem o objetivo de fomentar a produção cultural e incentivar a democratização do acesso à cultura. Por conta disso, é aberta e gratuita para a comunidade.
Até 2007, a Casa da Música tinha ares de museu e abrigava apenas acervos. “Depois, continuamos a atuar com a preservação da memória do bairro, mas passamos a funcionar mais ativamente como espaço cultural, com a inserção de eventos, exposições, cursos, saraus, com temas ligados à música”, explica o coordenador da instituição, Amadeu Alves (46).
Para ele, a música é o segmento artístico mais envolvente. “Tudo que trabalha os sentidos envolve música. Ela é captada mesmo que você não queira”, diz Alves.
Segundo o coordenador, desde a instalação da Casa da Música houve uma renovação na vertente cultural do bairro. “Fizemos isso através do resgate da tradição de Itapuã, nas raízes indígenas, passando pelas aldeias de pescadores e pelo costumeiro lugar para veraneio. Depois, buscamos sobre a fase mais característica atualmente, como polo de comércio”, enfatiza.
Atividades 2014
O coordenador destaca que o calendário 2014 estará repleto de novidades. Ele adianta a programação com homenagens ao centenário do compositor Dorival Caymmi, bem como a semana de museus, saraus, bate-papos musicados e incrementos no projeto “Itapuã canta”. Além disso, a partir de 04 de fevereiro, estarão abertas as inscrições para os cursos na instituição, que são em sua maioria gratuitos e indicados para todas as idades.
Para acompanhar as ações da Casa da Música, basta acessar o blog: casadamusicabahia.wordpress.com
A Casa da Música fica localizada no Parque Metropolitano do Abaeté s/n Itapuã. O funcionamento é de terça a sábado das 09h00 às 17h00 e aos domingos das 09h00 ás 16h00.
Fonte: Camila Barreto | ItapuãCity