Nativo resgata infância em golzinho com os amigos de Itapuã

Nativo resgata infância em golzinho com os amigos de Itapuã

As partidas no golzinho da rua estão na lista das brincadeiras que permaneceram na memória do itapuãzeiro e funcionário público Tiago Matos. Agora, aos 31 anos, ele resolveu junto com os amigos, resgatar o passatempo da época de moleque. Assim, o “baba” que divertia a turma da sua rua, voltou a acontecer como Golzinho do Balão, um encontro com direito a animação, almoço e participação das famílias na torcida.

“À medida que fomos crescendo, uns foram estudar, outros trabalhar e casar. Então, os encontros ficaram cada vez mais raros. O golzinho foi a forma que encontramos para estarmos perto tanto dos amigos, quanto da família. É algo que relembra nossa infância, sendo também algo cultural do bairro, pois brincávamos todos os dias”, conta Tiago.

golzinho 1
Tiago e os amigos em um dos encontros Golzinho do Balão

Segundo ele, o golzinho continua na Rua do Penedo, próximo ao largo de Cira, acontecendo porém, no primeiro ou segundo sábado de cada mês. “Depois do ‘baba’ tem o almoço, com bebida e muitas resenhas”, comenta.

Tiago afirma que a ideia deu tão certo que alguns amigos até se deslocam de locais mais distantes para o encontro mensal. “Criamos camisa padronizada e hoje são 25 amigos participando. Vem até amigos de Camaçari”.

golzinho 3
Depois do baba, churrasco e resenha

Para ele, a brincadeira do golzinho ajuda a contar um pedaço da sua infância para os filhos. “Levamos as crianças para participar e mostrar como as da nossa época se divertiam, mostramos as brincadeiras que aconteciam antes do computador”.

O servidor lembra algumas passagens que marcaram essa época. “Quando crianças íamos a feira para pegar caixotes de fruta e sacos de batata, isso nos serviam como traves e redes. Tinha sempre a tia que doava geladinho, que ajudava a matar a sede! Sem contar os campeonatos que ela organizava para nós. Durante a semana, ficavam muitos carros estacionados no local, mas a partir da sexta-feira, não ficava nenhum carro, pois sabiam que aquele dia era o ‘baba’ da garotada. Que saudade da infância!”, recorda.

O próximo encontro do Golzinho do Balão acontece no dia 08 de novembro, na Praça do Balão, em Itapuã.

Fonte: ItapuãCity

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

I accept the Privacy Policy