As partidas no golzinho da rua estão na lista das brincadeiras que permaneceram na memória do itapuãzeiro e funcionário público Tiago Matos. Agora, aos 31 anos, ele resolveu junto com os amigos, resgatar o passatempo da época de moleque. Assim, o “baba” que divertia a turma da sua rua, voltou a acontecer como Golzinho do Balão, um encontro com direito a animação, almoço e participação das famílias na torcida.
“À medida que fomos crescendo, uns foram estudar, outros trabalhar e casar. Então, os encontros ficaram cada vez mais raros. O golzinho foi a forma que encontramos para estarmos perto tanto dos amigos, quanto da família. É algo que relembra nossa infância, sendo também algo cultural do bairro, pois brincávamos todos os dias”, conta Tiago.
Segundo ele, o golzinho continua na Rua do Penedo, próximo ao largo de Cira, acontecendo porém, no primeiro ou segundo sábado de cada mês. “Depois do ‘baba’ tem o almoço, com bebida e muitas resenhas”, comenta.
Tiago afirma que a ideia deu tão certo que alguns amigos até se deslocam de locais mais distantes para o encontro mensal. “Criamos camisa padronizada e hoje são 25 amigos participando. Vem até amigos de Camaçari”.
Para ele, a brincadeira do golzinho ajuda a contar um pedaço da sua infância para os filhos. “Levamos as crianças para participar e mostrar como as da nossa época se divertiam, mostramos as brincadeiras que aconteciam antes do computador”.
O servidor lembra algumas passagens que marcaram essa época. “Quando crianças íamos a feira para pegar caixotes de fruta e sacos de batata, isso nos serviam como traves e redes. Tinha sempre a tia que doava geladinho, que ajudava a matar a sede! Sem contar os campeonatos que ela organizava para nós. Durante a semana, ficavam muitos carros estacionados no local, mas a partir da sexta-feira, não ficava nenhum carro, pois sabiam que aquele dia era o ‘baba’ da garotada. Que saudade da infância!”, recorda.
O próximo encontro do Golzinho do Balão acontece no dia 08 de novembro, na Praça do Balão, em Itapuã.
Fonte: ItapuãCity