Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos:
Alunos de escolas estaduais em Itapuã se reuniram hoje (8) em manifestação que reivindicou por melhorias no ensino público, direitos dos trabalhadores das unidades, merenda para os estudantes e quantidade de horas por aula.
A ação foi realizada com supervisão da Superintendência de Trânsito (Transalvador) e equipe da Polícia Militar (PM), que calcula participação média de 500 estudantes ao longo do ato, com a presença de pelo menos cinco unidades de ensino público do bairro.
Algumas das demandas dos alunos consistem na falta de pagamento dos salários de funcionários das escolas, bebedouros e banheiros nas instituições. Também são questionadas a má qualificação de alguns docentes, merenda escolar insuficiente, necessidade dos próprios discentes limparem os espaços de aula e encerramento atividades escolares em horário antes do previsto.
Apesar do cunho positivo da ação, situações irregulares também fizeram parte do protesto, como a presença de bombas, menor em posse de bebidas alcoólicas e repressão policial. Por volta das 10h, a PM orientou que os alunos retornassem às unidades de ensino, encerrando, assim, o encontro.