Obras de drenagem do Rio Mangabeira avançam pela região do KM17 em Itapuã
   

Obras de drenagem do Rio Mangabeira avançam pela região do KM17 em Itapuã

mangabeira 3
mangabeira 1

Moradores da Rua Beira Rio, que fica nas proximidades da comunidade do KM17, já conseguem vislumbrar o avanço das obras de micro e macrodrenagem do Rio Mangabeira, que corta toda a região. Diversos imóveis no local foram desapropriados pelas CONDER para a realização da intervenção, que promete trazer mais qualidade de vida para a população local.

Outros trechos que também fazem parte da intervenção no Mangabeira passam pela Vila Romana, Coqueirinho e localidades próximas do Parque de Exposições e da Avenida Dorival Caymmi. Uma delas é Nova Conquista, onde mora o comerciante José Carlos Vieira, há muito tempo. “Há mais ou menos 30 anos, presenciei um alagamento total, que chegou a quase 70 metros da margem do rio. Isso significa que não estamos livres disso se repetir”, alerta. 

José Carlos defende a necessidade das obras, assim como a importância da comunidade se conscientizar de não jogar lixo em locais inadequados. “A gente pensava que ia ser só uma melhoria na base do rio, já que o que mais incomoda são as muriçocas. Vendo aqui o projeto, é bem mais abrangente, com ciclovia, troca de ponte. Vai atender toda a comunidade. Isso vai ficar marcado. Estou ansioso que chegue logo nos trechos finais”.

Canal Mangabeira

mangabeira 2

No caso do canal de Mangabeira, a extensão é de 5.150m. Na reestruturação, também será feito o aproveitamento do traçado atual com pequenas variações locais. A obra prevê a urbanização das margens, duplicação do interceptor, substituição dos pontilhões de concreto armado e remanejamento das adutoras.