O Malê DeBalê disponibiliza edital que conta a história por trás do tema escolhido pelo bloco para o carnaval 2017: Okê Malês! Sou sertanejo! Sou negro forte. No documento, disponível neste link, é possível conferir as abordagens escolhidas, bem como conceitos históricos e breve detalhamento sobre a representatividade do grupo.
A iniciativa do Malê em abordar o tema consiste em realçar a presença negra e indígena no sertão da Bahia, além de enumerar as histórias de lutas negras e indígenas no agreste baiano (canudos, quilombos, aldeias) e construir reflexões sobre a religiosidade negro-africano no sertão baiano (caboclos, boiadeiros).
O documento também serve como incentivo para compositores que decidirem inscrever suas canções para concorrer no Festival de Músicas do Malê, cujas informações ainda serão divulgadas. No evento será decidido qual música vai abordar o tema para compreensão do pública de forma musicada.
Ensaios de verão
Em tempo, no próximo dia 30 tem início a nova temporada de ensaios do Malê para o carnaval. Os eventos acontecem sempre na sede do bloco , no Abaeté, em Itapuã, aos domingos, a partir das 18h. A comercialização de ingressos acontece no valor de R$10, num total de 12 eventos que vão contar com a participação de diversos convidados especiais.
SERVIÇO
O que: Ensaios de Verão – Malê Debalê
Quando: aos domingos, a partir de 30 de outubro até 19 de fevereiro
Onde: sede do bloco, no Abaeté, em Itapuã
Quanto: R$ 10