Parque das Dunas receberá titulo de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Parque das Dunas receberá titulo de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica

Postos avançados são centros de difusão dos conceitos e projetos da Reserva da Biosfera visando a conservação do bioma Mata Atlântica.

O Parque das Dunas receberá o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA, em cerimônia solene marcada para o dia 25 de março, às 10h, na sede do Parque, em Praia do Flamengo. O certificado é o reconhecimento pelo desenvolvimento de atividades realizadas no Parque, nas áreas de conservação da biodiversidade, promoção do conhecimento científico e desenvolvimento sustentável. Com o titulo, o Parque das Dunas passa atuar como centro de difusão dos principais projetos da RBMA, integrando as mais abrangentes Redes de Instituições voltadas à conservação do bioma Mata Atlântica. A cerimônia contará com a presença do Presidente do Conselho Nacional da RBMA, instituições ambientalistas, além de representantes do poder executivo, legislativo e da sociedade civil.

Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica – RBMA gerida por um Conselho Nacional, que é formado por representantes de instituições públicas, de organizações da sociedade civil e da população residente. Para que uma instituição seja reconhecida como um Posto Avançado pelo Conselho Nacional da RBMA, é necessário que a mesma desenvolva no mínimo duas das três funções básicas da Reserva da Biosfera nas áreas da proteção da biodiversidade, do desenvolvimento sustentável, e do conhecimento científico e tradicional sobre a Mata Atlântica. O título  tem validade de quatro anos, podendo ser renovado.

A Bahia é o estado que mais tem postos avançados, sendo quatro destes na região do Litoral Norte (Reserva Sapiranga, Instituto Baleia Jubarte, Parque Sauípe e agora o Parque das Dunas), fruto do trabalho desenvolvido pelo Subcomitê da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica do Litoral Norte do Estado da Bahia – SCRBMA-LN.

Reserva da Biosfera – RBMA

Legalmente, a Reserva da Biosfera é um modelo, adotado internacionalmente, de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que tem por objetivos básicos a preservação da diversidade e o desenvolvimento das atividades de pesquisa científica, para aprofundar o conhecimento dessa diversidade biológica, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações (Lei Federal Nº 9.985/2000).  A RBMA é, reconhecida pelo Programa Intergovernamental “O Homem e a Biosfera – MAB”, estabelecido pela UNESCO.

CONVITE

CONVITE-RBMA-2014-e1394628876268

O Parque das Dunas convida a todos para participarem da cerimônia de recebimento do Título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O evento será realizado no dia 25 de março, ás 10h, na sede o Parque, em Praia do Flamengo.

O título é o reconhecimento pelo desenvolvimento de atividades realizadas no Parque, nas áreas de conservação da biodiversidade, promoção do conhecimento científico e desenvolvimento sustentável.

Fonte: Unidunas

Deixe o seu comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.