Os pescadores que dependem da atividade para o sustento e aproveitam o período da Semana Santa para melhorar as vendas seguem com livre acesso às praias. Quem passou pela orla de Itapuã na manhã dessa quinta (9) conseguiu ver a puxada de rede.
Cena clássica na orla de Salvador. Dezenas de pescadores puxam a rede e torcem por uma boa quantidade de pescado pra sexta-feira santa. A prefeitura autoriza o trabalho de pescadores nas praias interditadas. Recomenda q usem proteção individual pic.twitter.com/qajDyiMzEP
— Pablo Reis (@opabloreis) April 9, 2020
No entanto, apesar da Guarda Civil Municipal (GCM), em cumprimento às medidas de isolamento social determinadas pela Prefeitura, orientar aos profissionais que evitassem aglomerados na faixa de areia e nas colônias de pesca, muitos não conseguiram seguir.
A recomendação é que se posicionem nas pedras ou adentrem com as embarcações em alto mar. Desde o último 21, as praias estão interditadas ao público em geral. No dia 3 deste mês, o decreto foi renovado e a medida estendida por mais 15 dias. O objetivo é proteger a vida das pessoas e conter o avanço do coronavírus na capital baiana.