Aconteceu na tarde desta sexta-feira (18/11), na sede da OAB-BA, em Salvador, audiência pública promovida pelas Comissões de Direitos Humanos e Responsabilidade Social da instituição, que discutiu o tema: População em Situação de Rua – Fome e Aporofobia. Entre os assuntos abordados dentro da temática, o bairro de Itapuã foi trazido à tona através da participação de Eric Pereira, ativista social, que destacou o aumento do público que vive em vulnerabilidade na comunidade e tem ocupado regiões como a orla.
“Venho aqui hoje nesta audiência pública em busca de diálogo, soluções e alternativas para a situação em que Itapuã se encontra. Há um crescimento muito grande da população em situação de rua no bairro, e apesar da atuação do poder público, não conseguimos vislumbrar a desejada transformação social, o que já tem impacto em outros setores, como o da saúde e economia local”, destacou Eric Pereira.
Ainda durante o evento, foi apresentada a proposta de realização de um novo encontro no bairro de Itapuã, com a mobilização de órgãos do poder público e organizações da sociedade civil, para tratar e dar encaminhamentos especificamente à situação do bairro.
Marcaram presença também na audiência a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate a Pobreza, Defensoria Pública, Federação de Catadores e Catadoras de Reciclados, Movimento Nacional Pela População em Situação de Rua, Pastoral de Rua Arquidiocesana, além de professores.