Professora lança livro que conta história de rebelião que aconteceu em Itapuã

Professora lança livro que conta história de rebelião que aconteceu em Itapuã

narcimaria

Foi lançado no último sábado (11), na Livraria Cultura do Shopping Salvador, o livro infanto-juvenil “OBA NIJÔ: o rei que dança pela liberdade” de autoria da professora e pesquisadora Narcimária Correia do Patrocínio Luz com ilustrações do professor, pesquisador e  artista plástico Ronaldo Martins.

Baseada em fatos que marcaram a Bahia no século XIX, a autora compõe uma história cuja linguagem lúdica estética própria para o público infanto-juvenil, conta a história da rebelião de 1814 que aconteceu nas armações de pesca no bairro de Itapuã, sob a importante liderança do africano “Francisco”, como está registrado nos arquivos da polícia da época.

Através da história de Oba Nijô, os professores encontram perspectivas pedagógicas necessárias para abordar a Lei 10.639/03 que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e sua importância na formação da sociedade brasileira. Dessa forma, Oba Nijô contribui para elevar à autoestima das crianças, sobretudo, as crianças afro-brasileiras; valoriza a história das comunidades brasileiras, como o bairro de Itapuã, em Salvador; ajuda os professores a realizarem práticas pedagógicas que deem visibilidade a contribuição do povo negro à história do Brasil; aproxima o público infanto-juvenil da sabedoria africana nas escolas, um patrimônio de todo o povo brasileiro, além de promover o respeito e a preservação da cultura de matriz africana.

O livro produzido pela Pallas Editora teve o apoio e incentivo do Ministério da Cultura através da Fundação Biblioteca Nacional-FBN e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial-SEPPIR. A parceria da FBN e SEPPIR teve como objetivos: promover a democratização do acesso ao livro, à valorização da literatura brasileira e da produção cultural, artística, literária e científica de autores negros.

Fonte: ItapuãCity

Deixe o seu comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.