Projeto Pílulas Dançadas leva arte para colégio em Itapuã

Projeto Pílulas Dançadas leva arte para colégio em Itapuã

Balé do Teatro Castro Alves se apresenta no Colégio Rotary, em Itapuã Foto: Carol Garcia/GOVBA

O Colégio Estadual Rotary, no bairro de Itapuã, em Salvador, recebeu nesta quinta-feira (29) a ultima apresentação da temporada 2015 do Projeto Pílulas Dançadas, realizado pelas Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) em parceria com o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA).O projeto tem como objetivo levar a dança para locais com pouco ou nenhum acesso à arte, como escolas, asilos, orfanatos e instituições de saúde. “A recepção que temos nos locais que vamos é incrível, e poder unir o Pílulas Dançadas com as VSBA foi muito enriquecedor por nos colocar em contato com as comunidades”, afirmou a coordenadora do projeto, Solange Lucatelli.

A união entre as Voluntárias Sociais e o BTCA acontece por meio do Programa Arte, Cultura e Lazer na Comunidade pela Paz, que, desde 2007, proporciona entretenimento para crianças e adolescentes com baixa renda. “O importante é continuar divertindo estas crianças e apresentar para elas uma forma diferente de ver a arte”, explicou a assistente social das Voluntárias Sociais, Elisângela Alcântara.
A líder comunitária e presidente da ONG Nativos de Itapuã, Eliene Silva, apoia ações como essa na comunidade. “A arte viva em um bairro carente abre o horizonte destas crianças para um lado artístico e demonstra que existe uma cultura diferente da conhecida”.
Os alunos do colégio foram receptivos à apresentação e ficaram impressionados com o balé. “Essa apresentação foi interessante, descontraída e divertida. Seria muito bom se os dançarinos pudessem vir para cá mais vezes”, pediu Edinólia Silva, 14 anos, estudante do 9º ano.
Para o diretor do colégio, Fernando Leal, demonstrações de arte ajudam a relaxar os alunos em rotina de aula. “Nestas apresentações sempre há um estranhamento nos primeiros cinco minutos, mas depois eles se entregam e participam da brincadeira. Vê-los se divertindo é muito gratificante”.
O Projeto Pílulas Dançadas tem coreografia de Morena Nascimento e é coordenado por Adriana Bamberg, Mônica Nascimento e Solange Lucatelli. Para participar do Programa Cultura, Arte e Lazer na Comunidade pela Paz, as associações comunitárias são selecionadas a partir de critérios sociais como desenvolvimento de ações para criança e juventude, atividades de melhoria à condição de vida na comunidade, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

I accept the Privacy Policy