Sarau de Itapuã vai levar samba para Casa da Música em Salvador

Compartilhe:

O samba vai invadir a Casa da Música nesta segunda-feira (27), às 19h, no bairro de Itapuã, em Salvador, com o Sarau de Itapuã. O evento, com entrada gratuita, trará para o público diversas atrações, como os artistas Kinho WS, Alexandre Menestrel e Marcos de Oliveira. E para completar a festa, o projeto levará ainda para o palco, o gingado contagiante da Escola de Samba Unidos de Itapuã e da cantora Meire Ângela, convidados para animar a noite.

O repertório ganhará brilho especial com o show do cantor e compositor baiano Kinho WS, que vai levar para Casa da Música as batidas de sua bateria e percussão. Kinho WS é um dos fundadores do Pagotrap nacional em Salvador e trará para o público inovações em misturas de ritmos. Sua música, “Identidade baiana”, foi campeã em votação popular do concurso Sarau do Gheto, apoiado pelo Fazcultura, chegando a 60 mil visualizações nas redes sociais e plataformas digitais.

O cantor, compositor e multi-instrumentista baiano, Marcos de Oliveira, também promete levar um show eclético e original para o palco. Com sambas já gravados por nomes da música baiana, como Gal do Beco, Grupo Movimento, Nosso Ritmo e Pagode Versado, o artista tem um excelente trânsito no samba da Bahia. Marcos participou do Festival de Música dos Correios, edição 2008, evento que reuniu vários nomes do meio artístico local, onde se sagrou vencedor, com a música Romance Eletrônico de sua autoria. Ele também venceu as edições 1993 e 2006 deste mesmo festival, tendo ido representar a Bahia nas finais nacionais em BH, SE, MT. Atualmente, Marcos coordena o grupo As Ganhadeiras de Itapuã.

No Sarau de Itapuã terá também apresentação do cantor e compositor Alexandre Menestrel. O artista, radicado em Salvador há quase 30 anos, possui um trabalho com grande influência da cultura popular brasileira. Como compositor, Menestrel foi premiado três vezes pela Escola de Samba Unidos de Itapuã, sendo duas delas em primeiro lugar, em parceria com Du Marques. O samba é a parte interior do seu trabalho e inunda todos os outros gêneros de sua autoria e interpretação.

O público que for à Casa da Música na segunda-feira (27), também terá a oportunidade de dançar ao som do samba e da mistura de ritmos africanos e baianos da Escola de Samba Unidos de Itapuã. O projeto sociocultural foi ideia de um grupo de amigos que tinham um sentimento em comum: resgatar a cultura do samba, disseminando suas demais vertentes através de aulas teóricas e práticas. Desde 2007, a Unidos de Itapuã agrega moradores do bairro e de localidades da capital e Região Metropolitana. Os ensaios ocorrem aos sábados, a partir das 9h, na Senzala do Samba. São idealizadores do projeto: Ciro Júnior (Cuca), Raul Pitanga (Raul), Manoel Assis (Nel), Pablo Maia (Binho Arabaca) e Nailton Maia (Nal).

No palco da Casa da Música, os amantes do samba poderão contar também com a suavidade e o encanto do samba de Meire Ângela, sambista baiana com grande influência na música popular brasileira e que teve seu aprendizado, lapidação e construção musical apurado por artistas nacionais da música, a exemplo de Gal Costa, Elis Regina e Maria Bethânia. Em julho de 2008, subiu ao palco pela primeira vez, no Festival dos Correios em Salvador, defendendo a música “Curvas da Ilusão”, música autoral em parceria com Marcos Oliveira (Bandolim), o que a fez brilhar e ganhar o festival como melhor música na categoria especial deste ano.

Fonte: Secult
Compartilhe: