Suposta invasão ao Colegio Mascarenhas de Moraes, em Itapuã, nesta quarta (12) é negada pela direção escolar

mascarenhas
Compartilhe:

Os rumores de ataques às unidades escolares tem assustado alunos e profissionais da educação, após o fato ocorrido em Santa Catarina. Em Itapuã não foi diferente na manhã desta quarta-feira (12), quando rapidamente se espalhou um boato, através de redes sociais e aplicativos de mensagens, de que o Colegio Mascarenhas de Moraes teria sido invadido por um meliante.

Para o alívio de toda a comunidade escolar e familiares de alunos, teria sido apenas um alarme falso. De imediato, um áudio tambem foi compartilhado pelo professor e vice-diretor do colegio, André Coelho, negando a suposta invasão.

Veja o video e entenda a situação

Nota enviada pela Secretaria Estadual de Educação

Ao serem identificados, os supostos casos de ameaça são imediatamente comunicados pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) à Secretaria de Segurança Pública (SSP), para que seja realizado o trabalho de inteligência e a identificação dos responsáveis.

Em paralelo, a SEC continua desenvolvendo ações focadas no bem-estar socioemocional dos educadores, servidores e estudantes. Desde 2015 vem sendo realizada uma ampla programação nas escolas com uma equipe multidisciplinar, por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor (PASVAP).

De janeiro a março já aconteceram 848 oficinas, envolvendo escutas, rodas de conversas e dinâmicas, em 355 unidades escolares de 164 municípios, tendo alcançado 24.042 participantes.

Dentre os temas que são abordados nas oficinas estão saúde mental no contexto escolar; como lidar com alunos que necessitam de cuidados especiais; saúde mental e física; gravidez na adolescência e relacionamento abusivo; autocuidado; habilidades socioemocionais; autocuidado com foco na área vocacional; estratégias de cuidado para a saúde mental; e projetos de vida no contexto escolar. O trabalho também inclui um direcionamento aos gestores, professores e servidores sobre como lidar com casos de crise de ansiedade, no ambiente escolar.

O Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor conta com uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas. Além do atendimento nas unidades escolares, os educadores dispõem de atendimentos psicológicos individuais, cujo agendamento é feito pelo e-mail: saudedoprofessor@enova.educacao.ba.gov.br, informando a matrícula, o nome, o telefone e a escola em que estão lotados.

A Secretaria da Educação do Estado (SEC) também mantém uma parceria com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), para a apuração dos boatos envolvendo as unidades escolares. Outra parceria é para as ações da Ronda Escolar, que são desenvolvidas por meio do Programa de Melhoria da Segurança nas Escolas, criado em 2008, por estas duas secretarias.

A Ronda Escolar atua nas escolas da rede estadual de Salvador, com foco na prevenção, orientação e a promoção da cultura de paz. Além do patrulhamento preventivo no entorno das unidades escolares, os policiais, que passam por formação específica para a função, também realizam palestras, oficinas e mantém um diálogo permanente com gestores, professores, estudantes e as famílias.

Compartilhe: