A importância da mastigação adequada

Luan Lisboa

coluna-nutricao-e-saude

Com certeza você já ouviu o termo “A saúde começa pela boca”, e isso acontece literalmente! Não apenas pela necessidade de ingerir alimentos saudáveis, mas inicia-se no simples ato de mastigar corretamente. Uma mastigação inadequada favorece a uma má digestão e absorção de nutrientes, muitas vezes promovendo carências nutricionais.

Desconfortos gastrointestinais como flatulência (gases), eructação, queimação, azia e dores abdominais são sintomas comuns na mastigação rápida. Outro distúrbio bem comum de quem não mastiga corretamente é a disbiose intestinal (aumento das bactérias maléficas no intestino) promovendo diversos outros problemas de saúde.

A trituração adequada dos alimentos estimula o centro da saciedade, um controle que temos ao nível do cérebro e que regula a ingestão de alimentos. Quando se mastiga bem os alimentos, a movimentação dos músculos da face, envolvidos nesse processo, gera uma resposta mais rápida ao estímulo da saciedade, ou seja, a pessoa sente-se saciada com uma menor quantidade de alimentos.   Essa é uma razão bastante interessante para se estimular a mastigação, principalmente em pessoas que precisam controlar a ingestão de alimentos pela necessidade de controle de peso.

Portanto, cultivar o hábito da mastigação, triturando adequadamente os alimentos, evitando-se de engoli-los em pedaços grandes, é uma boa medida para facilitar a digestão, evitar possíveis carências nutricionais e outros problemas de saúde como a disbiose intestinal e ainda controlar a quantidade de alimentos ingeridos. Comer devagar, mastigando bem os alimentos (15 a 20 vezes por garfada), torna a refeição uma fonte de prazer, pois o sabor dos alimentos é melhor percebido.

Para um acompanhamento nutricional individualizado procure sempre a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais adequado para melhorar a sua alimentação.

Para ficar ligado em mais dicas sobre Nutrição e Suplementação Esportiva curta: www.facebook.com/LuanNutricaoEsportiva

Next Post

Moradora de rua ataca em Itapuã

Uma moradora de rua que fica pela região do farol de Itapuã atacou uma jovem que passeava pelo local nesta segunda-feira (8) por volta das oito horas da manhã. Segundo a vítima, os ataques tem sido frequentes no local, e várias pessoas da vizinhança já passaram pela mesma situação. No […]