Bar de Itapuã é campeão de concurso nacional com melhor petisco

Caranguejo-do-Pascoal-Salvador1
Foto: Comida di Buteco

Uma disputa envolvendo 31 botecos de Salvador deu os títulos de Melhor Boteco 2014 e Melhor Roska ao boteco Caranguejo do Pascoal, localizado em Itapuã. As premiações foram concedidas pelo maior concurso de cozinha de raiz do Brasil, o Comida di Buteco, que este ano aconteceu de 11 de abril a 11 de maio.

Em sua terceira participação no concurso, o bar apostou este ano no tira-gosto de nome curioso, Bebé com Caymmi. A criação consiste numa frigideira de caranguejo, camarão e bacalhau, acompanhada de geleias de maracujá e biribiri com pimenta.

“A ideia do prato surgiu por conta da minha tia Bebé, que fazia essa frigideira maravilhosa de frutos do mar, de forma bem artesanal. Como este também é o ano do centenário de Caymmi, a combinação não poderia ser outra, então escolhemos, Bebé com Caymmi”, conta o gerente do bar, Jorge Mario Palma.

O conceito do petisco se estende até a hora de ser servido. A frigideira chega à mesa numa montagem singular: o refratário da iguaria fica sob uma miniatura de jangada, personalizada com os poemas de Caymmi. “Acredito que a Bebé com Caymmi veio pra ficar. É um prato muito saboroso e as pessoas se identificaram bastante”, diz Jorge.

A roska feita com tangerina, biribiri, xarope de limão, cravo e mel, batizada de Sky Vodka Preguiçosa rendeu o título Melhor Roska, que também venceu uma competição paralela do salgadinho Doritos. Para este desafio, o boteco preparou o Pastelrito da Lu, que é uma porção de pastéis com recheio de calabresa picante, queijo coalho e doritos, acompanhados de molhos de biribiri e pimenta.

Esta é a primeira vez que o bar é campeão do Comida di Buteco. “Em 2012 ficamos em 2º lugar, com o prato Sim, senhor que é um arrumadinho de frutos do mar. No ano passado alcançamos o 6º lugar, com o petisco Babado forte, que são pastéis recheados com vários tipos de carne e calabresa, além de creme de aipim”, destaca o gerente.

Para ele, participar do concurso é gratificante. “Nos dedicamos muito e investimos bastante. É uma troca muito grande, temos o desafio de inventar coisas novas e ganhamos mais, pois a divulgação aumenta o faturamento da casa antes e durante o concurso”, diz.

Ficou com água na boca? Confira o endereço do Caranguejo do Pascoal: Rua Olhos D´Agua, 128 – Itapuã.
Funcionamento: Quarta à Sexta: 17h às 23h30; Sábado: 11h às 23h30; Domingo: 11h às 19h.
Valor do prato: R$ 22.
Telefone: (71) 3249-4360.

Conheça o concurso Comida di Buteco: www.comidadibuteco.com.br

Fonte: ItapuãCity | Camila Barreto

Next Post

Secretário do Turismo diz que reforma do Abaeté depende da aprovação de órgãos

Durante a exibição do programa Metrópole Turismo, na rádio Metrópole ontem (22/05), o ItapuãCity questionou ao vivo o convidado do dia, o secretário do Turismo, Pedro Galvão, sobre a situação de abandono do Parque Metropolitano do Abaeté. Segundo Galvão, o Abaeté vai voltar a fazer parte da rota de turismo […]