5 de setembro de 2020

Bye bye Sereia!

Monumento da sereia atualmente
Monumento da sereia atualmente

É amigos, nesta semana venho aqui falar mais uma vez sobre a nossa querida Sereia de Itapuã, monumento de grande representação histórica e cultural para o nosso bairro. Fiz uma publicação especial no dia 2 de fevereiro (clique aqui e confira), dia de Iemanjá e Lavagem do Rio Vermelho, sobre a situação em que se encontrava o monumento, e a falta de atenção dos órgãos responsáveis com o  caso.

Porém, hoje escrevo mais contente com a notícia da sua restauração, daremos bye bye pra ela agora no mês de março. A manutenção será realizada pela FGM – Fundação Gregório de Matos, só não se sabe ainda quem será o escultor que terá a missão de realizar esse serviço em exatos 30 dias, conforme informações fornecidas ao G1 (clique e confira).

http://itapuacity.com.br/wp-content/uploads/2014/05/metamorfose-calasans.jpg
Metamorfose
Monumento de Calasans Neto

Com tudo isso, uma pulga ainda fica atrás da orelha.

Pouco mais de dois anos atrás tivemos a remoção do monumento Metamorfose, também de grande representatividade para o bairro e criado por um por um artista de grande relevância em todo Brasil, o saudoso Calasans Neto. O objetivo era também realizar a manutenção, mas a passagem foi só de ida, e pelo andar da carruagem já caiu no esquecimento. Talvez esse seja o motivo de um certo receio de dizer “até logo” para a nossa sereia, pois como diz o ditado “gato escaldado tem medo de água fria”.

Portanto, a sensação que fica é a de que realmente temos que participar cada vez mais do dia a dia do nosso bairro, e colaborar na fiscalização dessas obras e demandas que necessitamos para o desenvolvimento da nossa comunidade. Nesta semana por exemplo tivemos a implantação da ciclofaixa na Avenida Dorival Caymmi, e como já é de costume de muitos motoristas estacionarem ao logo da via, estão sendo notificados e tendo inclusive seus veículos rebocados em ação da Transalvador.

O momento é de renovação e mudanças no nosso bairro. Precisamos apoiar as boas iniciativas e fiscalizar o que tem que ser melhorado. Vamos que vamos! Todos por Itapuã!